saneamento basico

Análise ambiental comparada dos cemitérios urbanos e aterros sanitário

 

Resumo

O presente ensaio aborda a temática do meio ambiente urbano, refletindo sobre a relação entre os cemitérios e os aterros sanitários e os possíveis impactos que ambos podem causar às cidades e à natureza. A pesquisa parte de um estudo bibliográfico e comparativo de cunho descritivo, sob a abordagem qualitativa fazendo uso do método exploratório e análise de conteúdo.

Introdução

Para se compreender a configuração dos cemitérios urbanos, é fundamental entender o conceito de urbanização, na perspectiva de que o termo engloba um processo constitutivo e transformador da organização espacial, onde comportam fenômenos que dão origem a configurações espaciais distintas relacionadas com diferentes elementos.

A urbanização acelerada e o crescimento das cidades, assim como o crescimento populacional em grande proporção, não permitiam mais que os sepultamentos fossem nas capelas e igrejas, pois estas já não comportavam o aumento da demanda de mortos, fato que colaborou para a criação de cemitérios coletivos a céu aberto, presentes no espaço urbano das grandes cidades (NASCIMENTO, 2016; 2019).

A configuração dos atuais cemitérios surgiu da necessidade de proporcionar qualidade de vida urbana. Logo, o cemitério consiste em um empreendimento indispensável para toda e qualquer sociedade, no entanto, por ser um ambiente que desencadeia um alto risco de poluição e grande impacto psicológico, sempre foi motivo de preocupação, e até mesmo de polêmica.

Autores: Francisleile Lima Nascimento e Elói Martins Senhoras.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »