saneamento basico

Análise comparativa da situação do saneamento básico nas regiões norte e sul do brasil

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Resumo

A partir da instituição da lei federal 11.445 em 2007, também denominada lei de saneamento básico, foi exigido que todos os municípios brasileiros assumissem uma nova postura quanto a situação do saneamento básico, criando os planos municipais de saneamento básico (PMSB), onde estariam dispostos a forma de regulação, fiscalização, planejamento e controle social, a fim de alcançar a universalização dos serviços. Deste modo, visando entender a diferença da situação do saneamento básico entre a região Norte e Sul do país, foram analisados os planos municipais de quatro municípios, sendo dois da região norte e dois da região sul. A análise dos planos se deu por meio de checklist onde este abordava os seguintes princípios: universalidade, equidade, integralidade, intersetorialidade, qualidade dos serviços público, política de saneamento básico, capacidade de gestão e a sustentabilidade social e de governança. Portanto, as análises dos planos mostraram que a diferença no saneamento básico entre as duas regiões ocorre devido a falhas no planejamento em algumas áreas, sendo necessário que seja repensado o planejamento dessas áreas, para que seja executado corretamente a aplicação do plano municipal, visando o atendimento total da população do município, tendo todos direitos à uma boa qualidade de saneamento básico.

Autores: Alexandre Teles Martins dos Santos e Natália Ueda Yamaguchi.

Artigo Completo

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »