Sistemas Drenagem Openflows Storm
Na bacia do córrego Mato Grande, no Distrito Federal, (1.507 ha de área de drenagem). Foi necessário realizar estudos complexos para avaliar o impacto do aumento da urbanização e impermeabilização no escoamento pluvial, seu gerenciamento e controle.
O controle e gerenciamento das águas pluviais podem ser feitos através de infraestrutura de drenagem, como dispositivos de infiltração, detenção e retenção. Para amortecer as vazões e manter a vazão pré-desenvolvimento na bacia
Portanto com auxílio das soluções OpenFlows Storm da Bentley Systems. A Hidrológica pode analisar a precipitação total do escoamento efetivo para a melhor compreensão do comportamento hidrológico e hidráulico da bacia do córrego Mato Grosso.
LEIA TAMBÉM: Softwares da Bentley Systems apresentados na Fenasan 2024
Em suma com a capacidade de simular e testar as condições futuras, pós-desenvolvimento, e estruturas construídas para gerenciar a água da chuva. A Hidrológica observou vários fatores importantes que ajudarão a planejar melhor o controle das inundações e o manejo da água.
Em suma as soluções da Bentley Systems, foi possível determinar que a adoção das estratégias propostas permite a descarga de uma vazão de aproximadamente 17 m³/s no corpo hídrico da bacia, sem a necessidade de construir lagoas de retenção e detenção. Isso gerou uma economia de cerca de R$ 8,5 milhões na implantação dessas estruturas, além de evitar a desvalorização imobiliária e a proliferação de vetores que podem espalhar doenças.
Desta forma, foi garantido a eficiência, efetividade e eficácia das ações para controle e manejo de águas pluviais e ao mesmo tempo criando uma infraestrutura resiliente e sustentável, que irá impactar positivamente a população da região.