Encontra-se em operação desde agosto de 2020 os dois sistemas de tratamento de chorume com tecnologia Osmose Reversa adquiridos pela Marquise Ambiental, instalado no aterro de Caucaia, gerido pela concessionária ECOFOR.
Os sistemas possuem capacidade nominal unitária de 270 m³/dia perfazendo um total de 540 m³ diários e estão integralmente instalados em dois contêineres marítimos e independentes de 40 pés. Essa nova geração de sistemas OR projetados e fabricados pela AST Ambiente apresenta um design ainda mais moderno e operacional, além de altíssimo grau de automação com particularidades de inteligência artificial em seu sistema de comando e controle. Estas unidades de tratamento estão apresentando excelente rendimento e produtividade, surpreendendo não só o cliente, mas também ao próprio fabricante. A água desmineralizada produzida pelas Osmoses está sendo utilizada dentro do próprio aterro enquanto são avaliadas possibilidades de sua comercialização.
A AST Ambiente assinou em setembro do ano passado o contrato de operação e manutenção com a Marquise Ambiental para os sistemas OR 270 adquiridos pela empresa. Os sistemas encontram-se em regime de operação plena e o contrato atribui a AST Ambiente toda a responsabilidade pela mão de obra local, pelo controle remoto e assistência técnica, além do gerenciamento e fornecimento de peças, membranas e insumos. O fornecimento de energia elétrica e de ácido sulfúrico está por conta do cliente. O contrato de O&M tem prazo de dois anos e traz grande conforto para o cliente que passa a não se preocupar com as condições operacionais rotineiras do tratamento deste que é considerado um dos efluentes mais complexos e perigosos que se conhece.
Levantamento analisa impacto de secas, fumaça de queimadas e falta de saneamento na vida de crianças e adolescentes. Estado fica atrás apenas do Pará no ranking nacional de municípios em alerta máximo.
A revisão da Resolução CONAMA nº 430, que estabelece as condições e os padrões para o lançamento de efluentes no Brasil, segue mobilizando especialistas, entidades e organizações da sociedade civil. Considerada um dos principais instrumentos da regulação ambiental brasileira, a norma tem papel decisivo na proteção da qualidade dos corpos hídricos e na definição dos requisitos para o tratamento de efluentes sanitários e industriais.
Evento da Câmara Técnica de Saneamento reunirá especialistas, gestores e operadores para debater soluções em hidrometria, telemetria e gestão ativa dos sistemas de abastecimento.
Estudo de caso realizado na ETE Vila União, em Palmas (TO). Demonstra que a adoção da tecnologia possibilitou dobrar a vazão tratada, mantendo elevada eficiência na remoção de matéria orgânica e promovendo ganhos na remoção de nutrientes.
Um estudo elaborado pela GO Associados, em parceria com o Instituto Trata Brasil, revela que a cobertura de abastecimento de água recuou no Nordeste entre 2020 e 2024. Esse período compreende os primeiros anos de vigência do novo Marco Legal do Saneamento.