Encontra-se em operação desde agosto de 2020 os dois sistemas de tratamento de chorume com tecnologia Osmose Reversa adquiridos pela Marquise Ambiental, instalado no aterro de Caucaia, gerido pela concessionária ECOFOR.
Os sistemas possuem capacidade nominal unitária de 270 m³/dia perfazendo um total de 540 m³ diários e estão integralmente instalados em dois contêineres marítimos e independentes de 40 pés. Essa nova geração de sistemas OR projetados e fabricados pela AST Ambiente apresenta um design ainda mais moderno e operacional, além de altíssimo grau de automação com particularidades de inteligência artificial em seu sistema de comando e controle. Estas unidades de tratamento estão apresentando excelente rendimento e produtividade, surpreendendo não só o cliente, mas também ao próprio fabricante. A água desmineralizada produzida pelas Osmoses está sendo utilizada dentro do próprio aterro enquanto são avaliadas possibilidades de sua comercialização.
A AST Ambiente assinou em setembro do ano passado o contrato de operação e manutenção com a Marquise Ambiental para os sistemas OR 270 adquiridos pela empresa. Os sistemas encontram-se em regime de operação plena e o contrato atribui a AST Ambiente toda a responsabilidade pela mão de obra local, pelo controle remoto e assistência técnica, além do gerenciamento e fornecimento de peças, membranas e insumos. O fornecimento de energia elétrica e de ácido sulfúrico está por conta do cliente. O contrato de O&M tem prazo de dois anos e traz grande conforto para o cliente que passa a não se preocupar com as condições operacionais rotineiras do tratamento deste que é considerado um dos efluentes mais complexos e perigosos que se conhece.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, na última terça-feira (12/5), em dois turnos, um projeto de lei. A proposta moderniza a coleta seletiva na capital. Além disso, estabelece a obrigatoriedade da separação dos resíduos sólidos em três frações distintas. São elas: recicláveis, orgânicos e rejeitos.
Uma alternativa robusta e ecológica às embalagens plásticas foi desenvolvida a partir do cânhamo, variedade ancestral da planta cannabis que não produz efeitos psicoativos.
A qualidade da água utilizada nos processos industriais influencia diretamente a eficiência operacional, a vida útil dos equipamentos e a estabilidade da produção. Em aplicações que exigem elevado controle sobre sais minerais dissolvidos, a desmineralização da água torna-se uma etapa fundamental para garantir desempenho, segurança e confiabilidade operacional.
Salto (SP) — Imagens aéreas impactantes registraram o Rio Tietê coberto por uma espessa camada de espuma branca na manhã desta quarta-feira (13). O fenômeno, embora alarmante, é recorrente na cidade, evidenciando a poluição resultante do lançamento de produtos químicos na água.
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) realizará, nesta sexta-feira (15), o leilão da Parceria Público-Privada (PPP) de esgoto. A espanhola Acciona apresentou proposta para o certame.
A diretoria da Empresa Municipal de Água e Saneamento, a Emasa, se reuniu nesta segunda-feira, 11, com representantes de entidades municipais para discutir a situação do tratamento de esgoto em Balneário Camboriú.