saneamento basico

Avaliação físico-química de águas minerais comercializadas em Picos, Piauí, Brasil

Resumo

Avaliação da água, principalmente daquela destinada ao consumo humano, é de fundamental importância, já que esta é um dos principais veículos de doenças. A desconfiança sobre a água proveniente do sistema público de abastecimento é um dos principais fatores que levam à utilização de fontes alternativas, como a água envasada, no entendimento de que essa fonte é segura. Com isso há um aumento do consumo de água mineral, principalmente em garrafões de 20 litros, substituindo a água dos sistemas de abastecimento público para consumo nas residências, escritórios, empresas e escolas. Portanto, o presente estudo visa contribuir para ampliar o conhecimento a respeito da qualidade da água mineral das principais marcas comercializadas em embalagens retornáveis de 20 litros no município Picos -PI. A partir das análises físico-químicas realizadas com três marcas de água mineral natural envasada em garrafões de 20 litros, constatou-se valores de parâmetros químicos diferentes dos exigidos pela legislação vigente.

Autores: Tamires Irineu Ribeiro; Luciano Borges da Rocha Filho; Francisco de Assis Araújo Barros e Sergio Bitencourt Araújo Barros.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »