saneamento basico
Avaliação Gestão Saneamento Básico

Avaliação qualiquantitativa do modelo de gestão do saneamento básico no nordeste

Avaliação Gestão Saneamento Básico

Resumo:

A presente investigação avaliou os serviços de água e esgoto nos estados do Nordeste brasileiro, estruturando-se em três estudos analíticos aprofundados.

O primeiro estudo, fundamentado em dados provenientes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), examinou a eficiência técnica e as variações na produtividade dos serviços de saneamento básico, considerando os períodos de 2005-2006 e 2016-2017.

Utilizando a Análise Envoltória de dados (DEA) e o Índice de Malmquist. Observou-se um incremento discreto na fronteira de eficiência dos municípios; contudo, uma média de pontuações de eficiência sofreu uma redução significativa.

Este declínio na produtividade total dos fatores foi majoritariamente atribuído ao declínio na eficiência técnica e ao retrocesso tecnológico, apontando para desafios críticos na gestão dos recursos hídricos.

O segundo estudo analisou os determinantes do desempenho operacional dos serviços de água e esgoto. Nordeste para os mesmos períodos. Utilizando análise fatorial para discernir os fatores que moldam o Índice de Desempenho Operacional (IDO), e regressão quantílica para elucidar os efeitos distributivos desses determinantes.

Avaliação Gestão Saneamento Básico

Revela-se que a tarifa média praticada, o índice de perdas na distribuição e o consumo de água foram as variáveis com maior capacidade explicativa para avanços no desempenho operacional, enquanto o volume de empregados e a medida de atendimento urbano de esgoto exibiram influência limitada, fornecendo a necessidade de revisões estratégicas nas políticas de gestão de recursos humanos e infraestrutura tecnológica no setor.

Autora: Bárbara Gomes Ferreira.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »