B&F Dias Secagem Solar Lodo
Na grande maioria das estações de tratamento de esgoto (ETEs), o lodo biológico é o resíduo sólido gerado em maior quantidade, sendo responsável por um dos maiores custos operacionais, devido principalmente aos serviços de transporte e destinação do material.
O lodo possui grande potencial para ser utilizado na agricultura e para queima.
Porém, geralmente em ETEs de médio e grande porte, o lodo passa apenas por processo de desidratação mecânica, mantendo seu teor de umidade acima de 75% e uma alta concentração de patógenos. Ou seja, o lodo ainda não está apto para ser aproveitado diretamente, necessitando de tratamento complementar para isso.
LEIA TAMBÉM: B&F Dias se destaca na Fenasan 2025 com tecnologias inovadoras para o saneamento
Dessa forma, as empresas acabam optando pelo descarte do lodo em aterros sanitários ou envio para usinas de compostagem, sendo ambas alternativas de alto custo.
B&F Dias Secagem Solar Lodo
Uma alternativa utilizada para tratamento do lodo em diversos lugares do mundo, e agora disponível no Brasil, é o secador solar de lodo.
Este sistema cria artificialmente um efeito estufa para evaporação da água do lodo. O sistema opera com baixas temperaturas e é altamente eficiente. O teor de água do lodo seco pode chegar a menos de 10% em aproximadamente 20 dias (estes números podem variar dependendo das características do lodo e do local).”