saneamento basico

Biogás de resíduos agroindustriais: panorama e perspectivas

Resumo

A produção de biogás é importante tanto para aproveitamento de resíduos agroindustriais quanto para a substituição dos combustíveis fósseis. Este artigo procura ilustrar a evolução do biogás como uma das alternativas tecnológicas mais viáveis nos campos de combate à mudança climática e adoção de energias renováveis. Analisando os custos e aplicações do biogás, procura entender suas implicações para o meio ambiente e traçar as linhas principais dos mercados mundiais. Explora- -se também o estado da tecnologia e dos mercados no Brasil, detalhando suas fontes e perspectivas, concluindo com uma descrição do apoio do BNDES, do potencial a ser explorado. Por fim, aborda algumas propostas de política recentes.

Introdução

O grande desafio global de combate à mudança climática está levando à adoção crescente de fontes de energia renovável. Além dos problemas ambientais, o predomínio dos combustíveis fósseis enfrenta, cada vez mais, obstáculos como a volatilidade de preços e a tendência de médio e longo prazos de diminuição na oferta. Nesse contexto, o biogás surge como uma das alternativas mais sustentáveis, apresentando tecnologia em estágio avançado de escalonamento industrial. No entanto, ele ainda se encontra nas fases iniciais de um crescimento que pode vir a ser exponencial.

De fato, o biogás demonstra excepcionais condições para reduzir tanto o metano orgânico quanto o CO2 lançado na atmosfera. Sua produção engloba processos circunscritos, controlados e otimizados, de forma comercialmente viável, gerando um biocombustível que pode ser utilizado tanto na geração de eletricidade quanto em veículos, em substituição ao diesel. Durante a queima do biogás, o metano é transformado em CO2 e água, reduzindo o impacto climático negativo e tornando, com isso, lucrativa a atividade de processar resíduos. Adicionalmente, com algum processamento, ele pode ser utilizado como alternativa para o gás natural em todas as suas aplicações.

Autores: Artur Yabe Milanez; Diego Duque Guimarães; Guilherme Batista da Silva Maia; Jose Antonio Pereira de Souza e Mario Luiz Freitas Lemos.

baixe-aqui

Últimas Notícias: