BNDES Restauração Florestal
Por: Letícia Ozório
Resumo:
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou na sexta-feira, 10, mais uma chamada de projetos da iniciativa Floresta Viva para restauração florestal em 61 Terras Indígenas nos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.
O edital destina até R$ 10 milhões em recursos não reembolsáveis, fruto de parceria entre o BNDES, Fundação Bunge e Agrícola Alvorada.
A implantação dos projetos vai contribuir para o Arco da Restauração, iniciativa do BNDES e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que visa recuperaráreas degradadasnaAmazôniapara criar um cinturão verde de proteção.
LEIA TAMBÉM: Impacto das Políticas e Planos Municipais sobre os Indicadores de Acesso ao Saneamento Básico
As terras indígenas foram escolhidas para potencializar os esforços do governo federal de prevenir e combater incêndios. Em sinergia com estratégias de manejo integrado do fogo e recuperação de áreas degradadas.
BNDES Restauração Florestal
Os três estados concentram cerca de 50% do efetivo nacional das brigadas indígenas de prevenção e combate a incêndios florestais.
LEIA TAMBÉM: Dessalinização da água do mar por Osmose Reversa: soluções, desafios e práticas sustentáveis
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, afirmou que o Banco tem usado diversos instrumentos para apoiar a conservação e restauro dos biomas brasileiros, alinhado à atuação do governo federal no combate e mitigação das mudanças climáticas .
“Este edital do Floresta Viva é mais um deles, apoiando projetos que recuperam áreas degradadas em uma zona de transição entre a Amazônia e o Cerrado, que é crucial para a regulação hídrica e para a estabilidade do clima na região”, disse.