saneamento basico
Comissão Privatização Saneamento Básico Rondônia

BNDES lança edital de R$ 10 milhões para restauração florestal em terras indígenas no MT, TO e MA

BNDES Restauração Florestal

Por: Letícia Ozório

Resumo:

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou na sexta-feira, 10, mais uma chamada de projetos da iniciativa Floresta Viva para restauração florestal em 61 Terras Indígenas nos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

O edital destina até R$ 10 milhões em recursos não reembolsáveis, fruto de parceria entre o BNDES, Fundação Bunge e Agrícola Alvorada.

A implantação dos projetos vai contribuir para o Arco da Restauração, iniciativa do BNDES e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que visa recuperaráreas degradadasnaAmazôniapara criar um cinturão verde de proteção.

LEIA TAMBÉM: Impacto das Políticas e Planos Municipais sobre os Indicadores de Acesso ao Saneamento Básico

As terras indígenas foram escolhidas para potencializar os esforços do governo federal de prevenir e combater incêndios. Em sinergia com estratégias de manejo integrado do fogo e recuperação de áreas degradadas.

BNDES Restauração Florestal

Os três estados concentram cerca de 50% do efetivo nacional das brigadas indígenas de prevenção e combate a incêndios florestais.

LEIA TAMBÉM: Dessalinização da água do mar por Osmose Reversa: soluções, desafios e práticas sustentáveis

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, afirmou que o Banco tem usado diversos instrumentos para apoiar a conservação e restauro dos biomas brasileiros, alinhado à atuação do governo federal no combate e mitigação das mudanças climáticas .

“Este edital do Floresta Viva é mais um deles, apoiando projetos que recuperam áreas degradadas em uma zona de transição entre a Amazônia e o Cerrado, que é crucial para a regulação hídrica e para a estabilidade do clima na região”, disse.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »