saneamento basico
Seca em Sergipe

Brasil e Espanha discutem regulação do setor de saneamento

Brasil e Espanha setor de saneamento

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Direção Geral do Ministério das Águas (DGA) da Espanha realizaram na terça-feira, 20 de junho, o webinário Operacionalidade da Regulação do Setor de Saneamento na Espanha e no Brasil: Teoria e Prática.

O evento foi realizado no contexto do memorando de entendimento firmado entre as instituições em março deste ano. Dessa forma, ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Água 2023, em Nova Iorque, Estados Unidos.

A abertura do webinário contou com a participação do diretor Mauricio Abijaodi e da assessora especial Internacional, Gisela Forattini, representando a ANA.

Participou do encontro o diretor geral de Águas da Espanha, Teodoro Estrela. Assim como a secretária técnica permanente da Conferência de Diretores Ibero-Americanos da Água (CODIA), Mar Gracia Plana.

LEIA TAMBÉM: Semae e Estado/SP discutem projetos de saneamento

A programação do evento contou com apresentações sobre o arcabouço legal e institucional do saneamento básico nos dois países. Porém também foram abordados o histórico da evolução do saneamento, com a apresentação tanto dos pontos fortes e de avanço do setor quanto das lacunas e entraves ainda presentes no Brasil e na Espanha.

O Plano de Trabalho estabelecido pelo memorando de entendimento, entretanto, entre ANA e DGA inclui a realização de mais cinco webinários, duas missões técnicas, sendo uma no Brasil e outra na Espanha, além de reuniões virtuais entre 2023 e 2025.

Fonte: GOV.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »