saneamento basico
Brasil Zerar Emissão de CO2 com Hidrogênio Verde

Brasil pode zerar emissão de CO² com o hidrogênio verde em 2030

Brasil Zerar Emissão de CO2 com Hidrogênio Verde

Por: Camila Bezerra

O Observatório do Clima, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), apontou que apenas em 2021, o volume de emissão de gases de efeito estufa emitido pelo Brasil cresceu 12,5% e atingiu 2,4 bilhões de toneladas brutas, maior valor desde 2003, em decorrência, sobretudo, da amplificação do desmatamento.

O hidrogênio pode substituir o petróleo em todas as aplicações e contribuir com o processo de descarbonização na indústria e nos transportes. 

Mas se as florestas forem preservadas, o País pode se tornar neutro na emissão de gases a partir de 2030, ano em que o hidrogênio verde será produzido em escala, servirá como mais uma fonte de energia e terá aplicações na indústria com potencial de tornar diversas cadeias completamente sustentáveis.

A afirmação é de Thiago Lopes, professor da Escola Politécnica da (USP), cujo centro de pesquisa está construindo uma estação, em estágio avançado, de abastecimento de energia a hidrogênio em São Paulo.

O professor explica que o uso do hidrogênio como fonte de energia e uso industrial não é novo.

Além de pesquisas para empregá-lo como combustível, o recurso também é demandado pela indústria no processo do refino do petróleo.

A universidade está ampliando o uso do hidrogênio verde como substituto potencial para todas as aplicações atualmente dependentes do petróleo.

“É uma questão de ampliação de uso do hidrogênio, até mais no setor industrial. Digamos que estamos em uma etapa em que estamos ganhando escala do hidrogênio sustentável. Uma vez em que o tivermos a um custo competitivo, passamos a ampliar as aplicações desse hidrogênio no mercado. Vejo que, ao final dessa década, tenhamos já um preço bem mais competitivo e maior penetração de mercado desse hidrogênio”, estima o pesquisador.

LEIA TAMBÉM: Consultores alemães e brasileiros iniciam estudos sobre hidrogênio renovável na Sanepar

Aplicações

No setor dos transportes, segundo Lopes, o hidrogênio como combustível será usado majoritariamente na frota de caminhões e ônibus.

“O hidrogênio tende a ser mais vantajoso para veículos pesados e quilometragem diária maior. Então, estamos olhando para um futuro em que muito provavelmente teremos veículos elétricos pequenos movidos a baterias e veículos elétricos maiores movidos a hidrogênio.”

Contudo na indústria, o hidrogênio verde ganha relevância no processo de descarbonização da produção do aço e da amônia.

Então a amônia que serve de matéria-prima para a fabricação de fertilizantes, produtos plásticos, produtos de limpeza e explosivos.

Portanto outra vantagem oferecida pelo hidrogênio verde é a possibilidade de estocar energia por meses e até anos a custos competitivos.

Industrialização

Além de tornar o país neutro em emissão de gases de efeito estufa, o desenvolvimento da produção e aplicação em escala do hidrogênio verde pode impulsionar o processo de reindustrialização do País e atrair colaborações internacionais, em vez de fazer o que Thiago Lopes chama de tropicalização da tecnologia.

“Ao desenvolver a indústria no contexto nacional, criamos um ecossistema ao redor daquele tipo de indústria que promove um desenvolvimento socioeconômico muito maior, superior ao do pré-sal, porque é um recurso infinito”, afirma o professor da USP.

Em conclusão o desenvolvimento deste ecossistema é importante para o País ainda para frear o processo de exportação de pesquisadores talentosos.

Fonte: GGN.

Últimas Notícias:
Novas tecnologias ampliam tratamento de esgoto em estação que atende moradores das zonas norte e leste de São Paulo

Novas tecnologias ampliam tratamento de esgoto em estação que atende moradores das zonas norte e leste de São Paulo

São Paulo, 11 de junho de 2026 – A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Parque Novo Mundo, na capital paulista. Passa por um “upgrade tecnológico” que contribuirá com a ampliação do tratamento em 148% – de 2,5 milhões para 6,2 milhões de litros por segundo. Com novos equipamentos e processos, a ETE, inaugurada há 28 anos, poderá crescer sem aumentar a área de 190 mil metros quadrados que ocupa na zona norte de São Paulo, uma das mais adensadas da capital.

Leia mais »
Estudo aponta que Holambra acumulou R$ 278 milhões em ganhos socioeconômicos com avanços no saneamento

Estudo aponta que Holambra acumulou R$ 278 milhões em ganhos socioeconômicos com avanços no saneamento

Levantamento do Instituto Trata Brasil detalha os impactos positivos na saúde, no turismo e na valorização imobiliária do município. A expansão da infraestrutura de saneamento básico em Holambra (SP) gerou um impacto positivo de R$ 278 milhões para o município entre 2013 e 2024. Os dados são do novo estudo “Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento em Holambra”.

Leia mais »
Estudos de tratabilidade a importância da avaliação técnica na definição de rotas de tratamento e desaguamento de lodos SBV Engenharia Ambiental

Estudos de tratabilidade: a importância da avaliação técnica na definição de rotas de tratamento e desaguamento de lodos | SBV Engenharia Ambiental

A gestão de lodos constitui um dos principais desafios operacionais enfrentados por indústrias e sistemas de saneamento. Embora frequentemente tratada como uma etapa secundária dentro do processo de tratamento de efluentes, a geração, o manejo e a destinação desses resíduos representam parcela significativa dos custos operacionais de uma unidade, além de influenciarem diretamente sua eficiência ambiental e sua conformidade regulatória.

Leia mais »