saneamento basico

Características químicas da biodegradação aeróbica acelerada a partir do reaproveitamento de resíduos de alimentos

Resumo

Tendo em vista a necessidade de redução da disposição de resíduos sólidos no meio ambiente e do potencial energético advindo do reuso destes como uma opção de grande potencial econômico e social, este projeto tem como objetivo apresentar os resultados das variáveis pH, oxigênio atmosférico, umidade e temperatura para a biodegradação aeróbica acelerada a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos, tais como arroz, feijão, entre outros alimentos crus e cozidos. Foram realizados estudos da variação carbono (serragem):nitrogênio (alimentos) em 3 biodigestores com o monitoramento de pH, umidade, temperatura e O2 atmosférico em equilíbrio para entender como funciona o processo de biodegradação aeróbica. Por meio de adaptação na tampa do biodigestor, foi possível introduzir os eletrodos para medição de temperatura e O2 sem que houvesse a abertura e remoção do biocomposto, ao contrário para as medições de pH e umidade em que antecipadamente há a remoção do biocomposto. As medições realizadas aconteceram durante um período de 31 dias, sendo realizadas por meio de triplicata, para que desse modo, os resultados alcançados fossem mais precisos. Caso alguma variável apresentasse extrapolação com valores de referências acadêmicas para a manutenção do biocomposto este era controlado com água, serragem ou fluxo de oxigênio. Observou-se, por meio dos resultados que o biodigestor 3 com massa igual a 1250 g (cerca de 500 g de alimentos e 750 g de serragem) apresentou um melhor resultado quanto à biodegradação com característica de menor tempo para atingir a fase semicurada (22 dias).

Introdução

Muitas discussões estão voltadas para a questão do reaproveitamento ou destinação correta de resíduos, diante dos processos de reciclagem, compostagem. A grande problemática deveria estar não apenas voltada para o reuso ou destinação inadequada, mas sim, em ações que visam a não geração de resíduos (GODECKE et al., 2012).

Diante do cenário de aumento da produção de resíduos orgânicos, diversos artigos científicos têm sido escritos em universidades e em toda a comunidade científica sobre o tema dos resíduos sólidos, envolvendo tanto a questão qualitativa socioambiental como aspectos quantitativos de análises ambientais visando a mitigação dos impactos.

Neste cenário do tratamento dos resíduos para uma destinação adequada e, consequente redução na quantidade de rejeitos em aterros, há muito utilizam-se os resíduos de alimentos como matéria-prima na compostagem e o uso da biomassa (produto final) como biofertilizante e/ou biocombustíveis.

Nesta pesquisa, serão estudadas as diferenças entre alguns parâmetros químicos na variação das quantidades de carbono (resíduos provenientes da serragem de madeira MDF) e nitrogênio (resíduos provenientes de sobras de alimentos residenciais) em um processo de biodigestão aeróbica (ou compostagem) acelerada.

Autor: Marcos Aurélio Leandro Alves da Silva.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »