saneamento basico

Estudo do ciclo de vida microbiano através da variação da umidade na técnica de stress test

Resumo

O estudo do ciclo de vida microbiano pode ser determinado por diversas técnicas analíticas, cada qual com seu peculiar grau de complexidade, e tem ampla aplicação em diversos estudos científicos e usos industriais. O desenvolvimento de novas técnicas nesta área, de custo reduzido e de fácil utilização resulta diretamente na elevação da confiabilidade dos parâmetros de controle da saúde pública. No presente trabalho foi determinado graficamente o ciclo de vida microbiano, em uma biomassa genérica, composta basicamente por milho e soja, através da utilização dos resultados periódicos de umidade, obtidos em um ensaio de Stress Test. A principal vantagem do método está relacionada à simplicidade, e consequente acessibilidade aos mais diversos campos de pesquisa.

Introdução

O ensaio de stress test (teste de estresse) objetiva a aceleração de tempo de vida de um determinado produto ou substância. Na indústria alimentícia este teste é mais conhecido por Shelf Life e é utilizado para medir e estimar, de forma acelerada, a estabilidade de um determinado gênero alimentício sob condições que aumentam a taxa de degradação, e neste sentido, incontestavelmente, os microrganismos são os principais agentes transformadores de substâncias orgânicas. Em um contexto mais amplo, este ensaio também permite estimar a eficiência bactericida de um determinado agente ou processo.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »