saneamento basico
Coletor de lixo marinho

Coletor de lixo marinho estático e autônomo focado em resíduos de superfície a partir de estudos de cenário

Coletor de lixo marinho

Resumo

A indústria de plástico vem crescendo desde os anos 50, devido a vasta aplicação e baixo custo. A estimativa é de que apenas 9% seja enviado para reciclagem. Devido à um dos destinos ser o oceano, mais 900 espécies já ingeriram ou sofreram com o enredamento. Coletores de lixo marinho adentraram o mercado em 2014, atendendo rios e regiões portuárias.

Coletor de lixo marinho estático e autônomo focado em resíduos de superfície a partir de estudos de cenário

O presente trabalho tem como objetivo a adaptação de um coletor de lixo marinho de superfície a partir de estudo de modelos disponíveis para instalação na Marina de Itajaí. Além do desenvolvimento de monitoramento em tempo real com comunicação ao usuário.

Na plataforma Adafruit, o coletor foi monitorado a partir de sensores de níveis e distância através de conexão com microcontroladores, utilizando sistema de alimentação fotovoltaica, compondo um sistema híbrido. Foram realizados testes em ambientes controlados, verificando o funcionamento dos sensores utilizados e melhorias na comunicação e tratamento de dados para futuros projetos.

Autora: Kênia Morgana de Vasconcelos.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »