Skip to content
quinta-feira, maio 26, 2022
Últimas Notícias:
  • Sistema SODIS para desinfecção da água
  • ANA publica novas regras para segurança de barragens para usos múltiplos de água
  • Brasil: A potência da energia verde
  • Superbac leva biotecnologia e bactérias inteligentes à Aquishow 2022
  • Indicadores de sustentabilidade ambientais na pecuária leiteira: revisão sistemática
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Propostas estratégicas à comunicação ambiental assertiva para o saneamento: percepções de especialistas brasileiros e portugueses

  • Acervo Técnico, Esgoto
  • maio 10, 2021

Resumo

O saneamento básico é um sistema essencial à sadia de qualidade de vida das pessoas e ao respeito ao meio ambiente, constituído de quatro vertentes: 1. coleta, tratamento e distribuição das águas para consumo; 2. coleta, tratamento e disposição dos esgotos; 3. coleta, tratamento e destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos; e 4. manejo e drenagem das águas pluviais. No entanto, apesar de institucionalizado, este sistema não é distribuído de forma homogênea no Brasil, sendo esta situação crítica que exige o conhecimento e a participação as pessoas em todos os componentes das vertentes do saneamento, tanto para postura adequada em prol dos seus sistemas envolvidos, bem como para a universalização de seus serviços. Por meio de uma pesquisa em iniciação científica, pode-se constatar que a população entrevistada em São Carlos-SP não tem conhecimento sobre o saneamento básico e suas vertentes, verificando-se também que esta não conta com meios adequados para a comunicação a respeito dos seus sistemas. Assim, realizou-se entrevistas com órgãos e instituições envolvidas com o saneamento básico na cidade de estudo, para se verificar quais os métodos empregados para as ações comunicativas existentes. Pôde-se observar algumas falhas nos processos adotados, principalmente na falta de planejamento e frequência das atividades realizadas. Então, buscou-se sugestões de especialistas em comunicação social na cidade de São Carlos, por meio de conversas e entrevistas, e, ainda, sugestões de estudiosas/os e especialistas/os em temas envoltos ao saneamento básico e meio ambiente em Portugal. Esta última investigação (em Portugal) foi realizada à distância, por meio: 1. da realização de grupo focal on-line; 2. da aplicação de questionários via e-mail; e 3. de entrevistas via reuniões virtuais. As sugestões obtidas pelas conversas e entrevistas (com especialistas brasileiras/os) enfatizam a importância de se proporcionar protagonismo às pessoas que irão participar da ação comunicativa, convidando-as para intervenções artísticas e contações de histórias, que envolvem por meio da sensibilização. As sugestões obtidas por meio da pesquisa com estudiosas/os e especialistas portuguesas/es elucidam como a comunicação ambiental pode ser mais assertiva, proporcionando a possibilidade de diálogo para as pessoas que estão participando da ação, tornando-a um efeito de aprendizado mútuo. Ficou evidente que os contatos pessoais e direcionados são essenciais para garantia do sucesso das ações comunicativas, aproximando-se as pessoas, trazendo a visão humana para a prestação dos serviços de saneamento, bem como sentimentos positivos à participação nas suas vertentes. As ações bem sucedidas são as realizadas com comunicações próximas entre as/os interlocutoras/es, de forma consistente e constante, para que sejam sempre lembradas e incorporadas ao dia a dia das pessoas usuárias dos sistemas de saneamento e dos órgãos e instituições provedoras destes serviços.

Autora: BEATRIZ DE DEUS GROTTO.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

AnteriorAnteriorCâmara começa a definir futuro dos incentivos à energia solar
PróximoPrograma Água Legal irá realizar instalações sem custo para a comunidade em Guarulhos/SPPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Sistema SODIS para desinfecção da água

2 min de leitura

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da desinfecção da água com a utilização da radiação solar associado ao uso de coagulante orgânico extraído da semente de Moringa oleifera.

Indicadores de sustentabilidade ambientais na pecuária leiteira: revisão sistemática

2 min de leitura

O presente estudo analisou de forma sistemática os parâmetros de sustentabilidade da pecuária de leite, qualidade de águae área de proteção permanente, levantados utilizando a ferramenta de índices de sustentabilidade.

Vídeos

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura

Entrevista com Estela Testa, CEO da Pieralisi do Brasil, empresa líder na fabricação de soluções inovadores para desidratação de lodos, especialmente desenvolvidas para resolver qualquer problema de clarificação, desidratação e separação, com a segurança e confiabilidade resultantes de uma empresa avançada e inovadora.

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa na sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
Conaut
logo-bioproj
Superbac
aquamec
suez
Penetron
paques-logo-home.jpg
logo-netzsch
DENORA
bf-dias

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.