saneamento basico
Concreto nas ETAs da Sabesp

O Concreto nas Estações de Tratamento de Água, cases na Sabesp

Concreto nas ETAs da Sabesp

O Concreto nas Estações de Tratamento de Água, cases na Sabesp

O novo marco legal do saneamento traz em seu bojo o enorme desafio de universalizar os serviços de água e esgotamento sanitário até 2033. Este artigo aborda os cuidados que devem ser adotados para que a construção de Estação de Tratamento de Água (ETA) tenha vida útil adequada, eficiência em sua operação e custo de manutenção das estruturas reduzidos.

Concreto nas ETAs da Sabesp: A promulgação da Lei Federal 14.026 em 15 de julho de 2020, que altera a Lei Federal 11.445/2007, tem como foco a melhoria considerável da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, o que, em outras palavras, significa incorporar aos sistemas públicos de água e esgotamento sanitário cerca de 100 milhões de pessoas (ABCON/SINDCON, 2022).

Autor: Fabio Pedroso.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »