Concreto nas ETAs da Sabesp

O Concreto nas Estações de Tratamento de Água, cases na Sabesp

Concreto nas ETAs da Sabesp

O Concreto nas Estações de Tratamento de Água, cases na Sabesp

O novo marco legal do saneamento traz em seu bojo o enorme desafio de universalizar os serviços de água e esgotamento sanitário até 2033. Este artigo aborda os cuidados que devem ser adotados para que a construção de Estação de Tratamento de Água (ETA) tenha vida útil adequada, eficiência em sua operação e custo de manutenção das estruturas reduzidos.

Concreto nas ETAs da Sabesp: A promulgação da Lei Federal 14.026 em 15 de julho de 2020, que altera a Lei Federal 11.445/2007, tem como foco a melhoria considerável da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, o que, em outras palavras, significa incorporar aos sistemas públicos de água e esgotamento sanitário cerca de 100 milhões de pessoas (ABCON/SINDCON, 2022).

Autor: Fabio Pedroso.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »