saneamento basico

Controle de contaminantes emergentes pela combinação de processos eletroquímicos e biorreatores de membrana

Resumo

Este estudo investiga a remoção de produtos farmacêuticos selecionados, como compostos orgânicos recalcitrantes, de águas residuais sintéticas usando um biorreator de eletromembrana (eMBR). Diclofenaco (DCF), carbamazepina (CBZ) e amoxicilina (AMX) foram selecionados como drogas representativas de três grupos terapêuticos diferentes, como anti-inflamatório, antiepiléptico e antibiótico, respectivamente. Uma concentração ambientalmente relevante (10 μg/L) de cada composto foi adicionada à água residual sintética e, em seguida, o impacto do campo elétrico anexado no controle de incrustação da membrana e a remoção de contaminantes convencionais e micropoluentes farmacêuticos foram avaliados. Um biorreator de membrana convencional (MBR) foi operado como um teste de controle. Uma redução da incrustação da membrana foi observada no eMBR com uma diminuição de 44% da taxa de incrustação e uma redução dos precursores de incrustação da membrana. Substâncias húmicas, nitrogênio amoniacal e ortofosfato mostraram na eMBR eficiências de remoção de até 90,68 ± 4,37, 72,10 ± 13,06 e 100%, respectivamente, superiores às observadas no MBR. Uma redução de DCF, CBZ e AMX igual a 75,25 ± 8,79, 73,84 ± 9,24 e 72,12 ± 10,11%, respectivamente, foi encontrada no eMBR devido aos efeitos aumentados trazidos por processos eletroquímicos, como eletrocoagulação, eletroforese e eletro-oxidação.

Autores: Benny Marie B. Ensano, Laura Borea, Vincenzo Naddeo, Mark Daniel G. de Luna e Vincenzo Belgiorno.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »