Crise Poluição Plástica
Por: Fernanda Mena
Resumo:
Mais lixo plástico escapa para o oceano (22%) do que é coletado para reciclagem (15%), segundo estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) e apenas 9% dos resíduos plásticos são de fato reciclados no mundo.
Ao mesmo tempo, o uso global de plástico, que quadruplicou nos últimos 30 anos, deve dobrar até 2060.
Entenda o tamanho da encrenca em oito pontos baseados em informações do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
LEIA TAMBÉM: Iniciativa visa aumentar recolha seletiva do vidro
Nesta terça-feira (5), as discussões para um tratado mundial contra a poluição plástica serão retomadas em Genebra. A reunião ocorrerá até 14 de agosto.
Crise Poluição Plástica
1. Quanto plástico existe no mundo?
Hoje os plásticos são parte essencial do mundo moderno. Estão em peças de automóveis, utensílios médicos e domésticos, roupas e embalagens de todo tipo. O uso global de plástico quadruplicou nos últimos 30 anos e pode dobrar até 2060. Pesquisadores estimam que, desde a década de 1950, a humanidade tenha produzido 9,2 bilhões de toneladas de material, das quais cerca de 7 bilhões de toneladas se tornaram resíduos.
2. Quais são os tipos de plásticos mais problemáticos?
Uma das principais fontes de poluição plástica são os produtos de uso único, como garrafas de bebidas, sacos e sacolas, bandejas de isopor, marmitas, frascos de xampu, filme plástico, talheres, copos e pratos descartáveis. Eles sobrecarregam os sistemas de resíduos e também vazam para o meio ambiente.