saneamento basico

Avaliação dos custos envolvidos na coleta seletiva do município de Aparecida de Goiânia, Goiás

Resumo

O Programa de Coleta Seletiva do município de Aparecida de Goiânia, Goiás, foi implantado no ano de 2012 e abrange, atualmente, aproximadamente 59% da população urbana da cidade. Apesar da importância do projeto, a prefeitura não possui um acompanhamento efetivo dos custos envolvidos o que resulta em dificuldades de planejamento e pode, inclusive, comprometer sua expansão futura.

Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo avaliar os custos mensais diretos relacionados à coleta seletiva atualmente praticada no município de Aparecida de Goiânia. Para isso, foram coletados dados secundários junto à Diretoria de Resíduos Sólidos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, órgão responsável por administrar os serviços relacionados aos resíduos sólidos no município, e ao aterro sanitário. Foram obtidos, também, dados primários junto às cooperativas conveniadas com a prefeitura. Com base nos dados obtidos, o custo atual da coleta seletiva é de R$ 1.138,25 por tonelada coletada. Verificou-se que, embora este serviço não seja sustentável do ponto de vista econômico, os benefícios sociais e ambientais, como geração de renda e melhores condições de trabalho para os catadores, são relevantes.

Introdução

O município de Aparecida de Goiânia, localizado no estado de Goiás, integra a Região Metropolitana de Goiânia (RMG) e possui uma população urbana de 455.193 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010).

Assim como nos demais municípios, o processo de industrialização de Aparecida de Goiânia, aliado ao seu crescimento populacional, fez com que novas matérias primas e produtos fossem incorporados no dia a dia das pessoas, resultando em um maior consumo e, também, em um maior descarte destes materiais que, na maioria das vezes, é feito de forma inapropriada. Visando a destinação ambientalmente adequada de seus resíduos sólidos, foi implantado no ano de 2012 o Programa Municipal de Coleta Seletiva que, até o momento, atende 86 bairros e 05 Polos Industriais (PREFEITURA DE APARECIDA DE GOIANIA, 2014). Neste programa, os materiais são separados nas fontes geradoras e recolhidos pelo sistema porta a porta.

Todos os resíduos assim coletados são doados a duas cooperativas de materiais recicláveis que, em suas centrais de triagem, realizam uma segregação mais criteriosa dos mesmos a fim de que sejam comercializados com as empresas recicladoras, gerando trabalho e renda a estes cidadãos e reduzindo a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário.

Apesar da importância do projeto e dos custos normalmente elevados associados aos programas de coleta seletiva, o município de Aparecida de Goiânia não possui um acompanhamento efetivo dos custos relacionados a essa atividade específica. Tal fato resulta em dificuldades de planejamento por parte da prefeitura, o que pode, inclusive, comprometer sua expansão futura. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo avaliar os custos mensais diretos relacionados à coleta seletiva atualmente praticada no município de Aparecida de Goiânia.

Autores: Simone Costa Pfeiffer; Manuelton Pinheiro Martins; Rhilkey Paulo Hungria de Lima Silva e Eraldo Henriques de Carvalho

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »