saneamento basico

A desinfecção da água: um estudo usando insumos vegetais que possuem psoraleno em tsa

 

Resumo

A radiação UV é conhecida por alterar a estrutura do DNA. Isso é aproveitado no tratamento da água, por meio da desinfecção solar (SODIS), mas esse método é demorado. Procurou-se então por meios para agilizar a inibição de coliformes fecais pela radiação solar. Na universidade de Hopkins, realizou-se pesquisa sobre as propriedades dos psoralenos. Nela, usaram limas da pérsia, que possuem alta concentração desses compostos. Como essa lima não tem preço acessível no Brasil, este artigo compara a ação antimicrobiana de outros sumos vegetais para a aplicação desse procedimento em terras brasileiras. Para tal, usou-se sucos de lima e de limão; batidas de lima, de limão e de aipo como agentes antimicrobianos para TSA em exposição à radiação UV-A ou em sombra e amostra padrão de E. coliDH5-α. Ainda, testou-se a eficiência dos diferentes sumos, esterilizados ou não. Depois, selecionou-se o mais eficiente para realizar extrações em água destilada, etanol 50% e hexano com ultrassom e rota evaporador. As extrações foram usadas para novos TSAs. Observou-se que o limão batido apresentou melhor inibição do crescimento dos microrganismos, em especial quando exposto ao sol. Assim, determinou-se uma fonte acessível para sumos que venham auxiliar na SODIS em território brasileiro.

Autores: Isabel de Paiva Bastos Belém; Beatriz Nascimento Monteiro; Annibal José Roris Rodriguez Scavarda do Carmo e Ana Claudia Dias.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »