saneamento basico
Baseform IDs Tubulações

Dica da Baseform: não reutilize IDs de tubulações no seu SIG

Baseform IDs Tubulações

Uma prática comum na gestão do cadastro técnico de sistemas de abastecimento de água é manter o mesmo ID de uma tubulação quando ela é substituída ou renovada, eliminando a tubulação antiga do banco de dados. Isso pode parecer lógico à primeira vista e funciona para a gestão direta do SIG.

No entanto, essa prática tem um efeito desastroso quando se tenta aproveitar as capacidades modernas de previsão, seja por meio de IA ou outros métodos, para inferir a deterioração e a taxa de rompimentos das tubulações.

Além de perder um registro valioso, o problema é que a nova tubulação, ao herdar o mesmo ID da anterior, também herda o histórico de reparos associado a essa tubulação, conforme registrado em ordens de serviço ou no sistema de manutenção.

LEIA TAMBÉM: Baseform | De região, para o município, até os setores: gerenciando múltiplos níveis

Isso pode comprometer as previsões ou fazer com que esse conjunto específico de ordens de serviço. Que incongruamente antecedem a data de instalação da tubulação – seja filtrado. Isso reduz o tamanho da amostra e resulta na perda de insights valiosos sobre tubulações mais antigas. Felizmente, rompimentos em sistemas de água não são tão frequentes assim, mas isso também significa que os registros de rompimentos de tubulações são sempre limitados. Além disso, datas de instalação incorretas ou ausentes são comuns nos SIG de sistemas de abastecimento de água.

Portanto quando uma ordem de serviço precede a data de instalação da tubulação, é difícil determinar se se trata de um erro de dados ou de uma tubulação nova que manteve um ID antigo – especialmente porque o evento de renovação pode não ter sido registrado como uma ordem de serviço ou suficientemente documentado em algum lugar para ser detectado pelo processamento preditivo dos dados.

Baseform IDs Tubulações

O ideal é que a nova tubulação receba um novo ID e que a tubulação desativada seja mantida no banco de dados SIG. Preservando seu ID, seuhistórico de reparos e substituiçõe, e fornecendo um valor preditivo significativo.

LEIA TAMBÉM: Águas do Algarve investe 5,4 milhões de euros na reutilização de águas residuais

Em suma ser capaz de prever taxas de falha e vida útil das tubulações com maior confiança pode gerar uma economia substancial ao planejar investimentos CAPEX. Pequenos detalhes como esse custam muito pouco para serem implementados, mas geram um valor desproporcionalmente alto.

Entre em contato para descobrir como sua empresa de saneamento também pode se beneficiar da Baseform.

Últimas Notícias: