saneamento basico
Doença Chagas Brasil

Doença de Chagas recua, mas Brasil ainda lidera

Doença Chagas Brasil

O número de casos e mortes por doença de Chagas caiu de forma expressiva nas últimas três décadas, mas o Brasil continua sendo o epicentro mundial da enfermidade.

No Brasil, estima-se que 4,1 milhões convivam com a enfermidade, contra 4,79 milhões em 2019.

Em 2023, o país concentrou 68% de todas as mortes registradas no planeta. As estimativas são do GBD 2023 (Global Burden of Disease Study), publicadas na terça (4) na revista The Lancet Infectious Diseases, princ referência internacional sobre a epidemiologia da doença de Chagas, uma infecção parasitária causada por um protozoário, transmitido principalmente pelo barbeiro.

Segundo o estudo, embora o total de pessoas infectadas tenha diminuído 16% desde 1990, ainda há 10,5 milhões de pessoas vivendo com doença no mundo.

Assim como quase toda a América Latina, o país registrou queda no número absoluto de casos entre 1990 e 2023, de 16%. Quando ajusta por idade – medida considerada mais precisa -, a redução foi ainda mais expressiva: 61,6%, superior à média global, de 55%.

Doença Chagas Brasil

O número bruto de mortes também caiu 38,9%, e a taxa padronizada por idade, 78,3%, uma das maiores reduções do mundo. Mesmo ass o Brasil registrou 5.700 mortes em 2023, o maior número absoluto global.

No mesmo ano, a Bolívia teve a maior taxa de mortalidade padronizada por idade, com 4,6 mortes por 100 mil habitantes.

“O Brasil tem uma população muito grande, o que explica parte desse número elevado”, diz o cardiologista Bruno Nascimento, professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e coautor do estudo, ao lado de Antonio Ribeiro, também da UFMG.

“Entre as populações mais vulneráveis, a prevalência é de cerca de 5%, o que é bem menor do que em áreas do norte da Argentina, onde chega a 25%. Mas, como o país é muito maior, o número total de mortes acaba sendo alto”, diz.

Para o pesquisador, parte da persistência da Chagas no Brasil está ligada ao passivo histórico de infecções antigas. Como é uma doença crônica, as manifestações clínicas podem demorar décadas.

Fonte: Valor.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »