saneamento basico
Drenagem Urbana Análise Sustentável

Drenagem urbana: análise bibliométrica dos métodos convencional e sustentável

Drenagem Urbana Análise Sustentável

Resumo:

O crescimento urbano acelerado, aliado às mudanças climáticas, tem sobrecarregado os métodos convencionais de drenagem urbana, resultando em inundações graves e poluição hídrica.

Alternativa de infraestrutura verde e azuis, surgem como soluções promissoras para drenagem das águas pluviais de forma eficiente e ambientalmente responsável.

A transição para práticas de drenagem urbana sustentável exige um planejamento urbano sensível à água, considerando não apenas a infraestrutura física, mas também as necessidades sociais e ambientais das comunidades. Esta pesquisa bibliométrica utiliza os dados da base SCOPUS para analisar a produção científica, identificando padrões e tendências, utilizando o método quantitativos.

Foram pesquisadas as palavras-chave e os artigos foram selecionados para análise estatística, construção de panoramas e estudo das relações entre eles. Os resultados deste trabalho destaca a importância de investimentos e colaboração entre governos, profissionais e comunidades locais para promover políticas e práticas que incentivem a adoção de sistemas de drenagem urbana sustentável.

Drenagem Urbana Análise Sustentável

Como resultados obtidos dessa análise, destaca-se que a gestão sustentável das águas pluviais é um tema em ascensão, diante da crescente urbanização e as mudanças climáticas, torna-se um desafio urgente.

Destaca-se a importância de repensar as decisões e buscar adotar abordagens mais sustentáveis e integradas para construir cidades resilientes e adaptadas às demandas ambientais contemporâneas.

Autores: Thalisson Selton Costa Silva; Marconeide de Araújo SOBRINHO; Rodrigo de Andrade BARBOSA e Laercio Leal dos SANTOS.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »