saneamento basico

Educação ambiental para a sustentabilidade: a redução do lixo orgânico na comunidade acadêmica por meio do processo de compostagem

Resumo

O presente artigo tem como objetivo disseminar essa iniciativa inserir como uma disciplina optativa na graduação, a forma de reaproveitamento dos resíduos no cultivo de hortaliças, além de uma maior sensibilização da sociedade em prol da natureza e do próprio ser humano através de práticas sustentáveis que visem uma maior contribuição e solidariedade com as próximas gerações. Além disso, a experiência vivida na prática, serão reconhecidas e valorizadas para a construção coletiva do saber no intuito de promover a sua valorização e maior integração às suas famílias e comunidade, o que é de grande importância para a promoção da sustentabilidade efetiva. Apesar de muitas opções para destinação final do lixo gerado pela sociedade. O mais usual é a disposição em aterro, além de uma pequena parcela, por vezes reciclada e reaproveitada como matéria prima para outros tipos de produtos. O que não se observa é que grande parte de alguns resíduos descartados podem ser reciclados por meio da reciclagem orgânica como comida, frutas, folhas entre outros, esse processo é conhecido como compostagem.

Introdução

O presente artigo tem o intuito de sugerir um caminho provável para a busca da verdadeira sustentabilidade por meio do processo de compostagem, onde aponta tomadas de decisão referentes a forma que é descartado o lixo no dia a dia, e, com isso conscientizar e disseminar a prática do processo de compostagem a toda sociedade, como também, diminuir a quantidade de lixo produzido na cidade e aloca-los em lugares apropriados.

Tem como objetivo promover a educação para a sustentabilidade por meio da compostagem e analisar o conhecimento dos indivíduos a respeito do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade; perceber o processo de compostagem de acordo com o grau de conhecimento do público alvo; orientar de que forma esse processo pode ser viável para a redução, reutilização e reciclagem do lixo orgânico nas residências de forma sustentável; possibilitar ações através da compostagem que resgatem os valores humanos, individual e coletivo.

Na verdade, a prática desse processo de compostagem e a produção de resíduos tem se tornado um processo normal na vida de todo ser humano, o que faz dessa ação e seu controle algo que necessita de atenção cada vez maior, sobretudo no momento da disposição destes resíduos, que ao serem descartados de forma incorreta pode acarretar em graves problemas ao meio ambiente e ao próprio homem. A compostagem além de ser um método que não tem custos, diminui os gastos com produtos químicos utilizados no cultivo de hortaliças. Uma vez que o composto orgânico proveniente da compostagem doméstica beneficia o crescimento das plantas que recebem a aplicação do composto. A procura por sistemas de produção mais econômicos e mais eficientes são buscados por parte da sociedade, desse modo a reciclagem de resíduos orgânicos mostra-se como uma atividade viável para isso.

Desse modo, a “reciclagem recomendada para a matéria orgânica do lixo gerado é a compostagem, visando melhorar a qualidade dos produtos onde o composto é aplicado, e diminuir o envio de materiais para aterros” (GRIPPI, 2006 apud ECKERT, 2011, p. 17). Destarte todos têm o direito de unificar e buscar uma configuração viável para todas as pessoas que passam pela dificuldade de reduzir algo que é prejudicial ao planeta como um todo, levar a informação e o conhecimento é uma mola que impulsiona um mundo verdadeiramente sustentável.

Autores: Fabiana Correia Bezerra; Bertheanne Maciel Soares; João Cleber Ferreira Lima; Micheline Braga Lopes e Edileusa Josefa da Silva.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »