saneamento basico

Caracterização das emissões gasosas provenientes da queima de biomassa de bagaço de cana de açúcar

Resumo

Diante de catástrofes naturais cada vez mais frequentes, e um futuro nada animador em relação aos problemas ambientais que o planeta irá sofrer no futuro próximo, as pessoas, governos e empresas começam a repensar seus papeis na sociedade. Uma das formas de se diminuir o efeito do aquecimento global, é por meio da utilização de biomassas como combustível em processos de combustão, substituindo os derivados de petróleo. No Brasil, a biomassa mais proeminente para esse uso é o bagaço de cana de açúcar, derivado da indústria sucroalcooleira. No entanto deve-se avaliar vários aspectos de um combustível para determinar se seu uso é viável ambientalmente, como determinar as emissões de poluentes decorrente do processo de combustão. Este trabalho teve como objetivo determinar a concentração de CO, CO2, NO2, NOx, SO2 formados nesse processo e avaliar o controle destes poluentes. A amostragem se deu em um queimador dotado de um lavador Venturi, um equipamento usado industrialmente para diminuir a quantidade de poluentes emitidos para a atmosfera. Um amostrador de gás foi posicionado na chaminé do queimador, possibilitando realizar os experimentos. Os resultados concentrações foram entre 19 e 20% para o CO2, 44,40 e 256,98 ppm para o CO, 0,97 e 3,44 para o NO2, 3,44 até 32,48 ppm para o NOx e 0 até 3,14 ppm para o SO2. Esse estudo se mostra relevante de forma a enriquecer a literatura sobre o tema, além de servir como inspiração para novos estudos e incentivar o uso dessa biomassa como fonte de energia. Por fim, os resultados se mostraram próximos a outra pesquisa realizado com bagaço, e menores que a maioria dos projetos semelhantes realizados com outras matérias primas, além disso as emissões ficaram dentro dos limites estabelecidos pela legislação vigente.

Introdução

A preocupação ambiental da população vem crescendo nos últimos anos, com pessoas mudando hábitos pessoais, como não usar sacolas plásticas, para diminuir o impacto das ações humanas no ambiente. Porém essas ações ficam no campo do individualismo, mas isso vem mudando como o movimento ESG, Environmental, Social and Governance, em inglês, ou em português, ASG, Ambiental, Social e Governança, sigla relacionada para analisar os pilares sociais, ambientais e de governança de uma empresa (BEZERRA, 2021).

Como os relatórios ESG, principalmente a questão ambiental, de cada empresa vem sendo cada vez mais usados como critério para investimentos, por isso as empresas estão investindo em ações que melhorem suas relações com o ambiente, dessa forma as iniciativas de mitigar os efeitos ambientais da vida humana também estão partido das empresas (FERNANDES et al, 2017).

Seguindo a linha do movimento ESG, as indústrias que utilizam o processo de combustão vêm buscando meios de diminuir o uso de combustíveis fósseis, e para isso buscam outras fontes que causem menos impactos ambientais. Por isso o uso da biomassa vem crescendo já que ela tem o poder de ajudar a redução das emissões de gases de efeito estufa, além de garantir o aumento da oferta de empregos e renda no meio rural (CARVALHO et al, 2017 e FERNANDES et al, 2017).

Autor: Henrique Novaes Tempesta.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »