saneamento basico

Estratégia ESG na Indústria Nuclear

Resumo

Para a indústria nuclear, a crescente proeminência da ESG apresenta uma oportunidade e uma ameaça no aspecto “ambiental”. A oportunidade está em aumentar a conscientização dos investidores e financiadores sobre o desempenho comparativamente robusto da energia nuclear em uma série de indicadores, especialmente a questão-chave das mudanças climáticas.Com mais e mais países anunciando promessas de emissões de dióxido de carbono líquidas zero, a energia nuclear seria capaz de ajudar os países a descarbonizar a geração elétrica e outros setores difíceis de reduzir, como calor industrial e transporte, além de aumentar a própria segurança energética. A principal ameaça representada pela ESG ao setor nuclear está na forma de taxonomias e regulamentações futuras que, se formuladas de maneira inadequada, podem afastar o investimento do setor nuclear e afetar tanto a operação de longo prazo das usinas existentes quanto a construção de novas usinas.

As empresas nucleares com acreditação ESG deveriam poder acessar financiamentos de credores a taxas mais baratas do que poderiam esperar encontrar de outra forma. Os custos de financiamento geralmente constituem o maior componente individual dos custos nivelados de uma nova usina nuclear. Portanto, a redução desses custos ajudaria a aumentar a viabilidade econômico-financeira de novos projetos nucleares. Nessa linha, espera-se que os pequenos reatores modulares sejam financiados de forma privada e não por meio de acordos intergovernamentais. A acreditação ESG poderia, portanto, ser um facilitador fundamental para esse setor emergente.

A energia nuclear não só tem emissões de carbono no ciclo de vida extremamente baixas, mas também tem um desempenho extremamente bom em uma série de indicadores ambientais. É também a única tecnologia de produção de energia em larga escala que assume total responsabilidade por todos os seus resíduos, planeja seu descarte final e tem seus custos internalizados integralmente no produto. Uma avaliação do ciclo de vida de novembro de 2021 realizada para a Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa pelo Instituto de Tecnologia de Luxemburgo demonstra que a energia nuclear não é apenas a fonte de energia com menor teor de carbono disponível hoje, mas que seus requisitos de materiais e uso da terra são excepcionalmente baixos (United Nations Economic Commission for Europe, Life Cycle Assessment of Electricity Generation Options, 2021).

Autor: Leonam dos Santos Guimarães.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »