saneamento basico

Sistema de Espaços Livres e Estratégias Sustentáveis de Drenagem Urbana em Aracaju-SE

 

Resumo

O crescimento construtivo, ocorrido no bairro Jabotiana, impulsionado principalmente pelos Programas Habitacionais, promoveu uma grande evolução urbana, degradação ambiental e prejuízo aos Espaços Livres. Durante a pesquisa realizou-se um estudo sobre esse processo de ocupação e as suas consequências ambientais, tendo como foco as temáticas – Espaços Livres e Drenagem Urbana. Para isso, o estudo utilizou-se de revisões bibliográficas e documentais, análises de imagens de satélite, visita a campo e aplicação de entrevista virtual, sendo as duas últimas fundamentais para a elaboração dos mapas temáticos. A pesquisa deteve-se a averiguar quatro tipologias de Espaços Livres: as Áreas de Proteção Permanente, as Praças, as Calçadas e os Espaços Coletivos Condominiais; analisando desde a distribuição até a situação dos mesmos na região, investigando inclusive como a população os veem. Dentro dessa análise, a percepção da população os caracterizou como locais sem muitos atrativos, por vezes deficientes de infraestrutura e/ou sinônimos de insegurança. Logo, são Espaços passíveis de melhorias a fim de atingir os seus objetivos de forma plena. Ressalta-se ainda que além de apresentarem excelente função social e ambiental, os Espaços Livres são instrumentos potenciais para a drenagem urbana, através de estratégias sustentáveis.

Autores: Lina Martins de Carvalho; Rebeca Pereira de Souza Diniz e Yuri Augusto Dorea de Carvalho Silva.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »