ETE Xisto BRC BIOPROJ
Primeiramente a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) CIC Xisto será ampliada, passando de 490 l/s (litros por segundo) para 1.368 l/s de vazão; trata-se da combinação de processos anaeróbios (sem necessidade de oxigênio no tratamento) com processos aeróbios (necessita de oxigênio), em cada reator, melhorando o processo de tratamento e já prevendo o atendimento às condições e padrões de lançamento preconizadas pelas resoluções dos órgãos ambientais e de outorga. A ampliação do sistema beneficiará 787 mil habitantes, na qual já contempla a previsão de crescimento do SAIC.
Para o prefeito Rafael Greca, o apoio do Estado será fundamental para que a cidade complete a universalização do sistema de saneamento.
“Esse é um programa construído pela Sanepar há vários anos, dentro da concessão que nós temos com a empresa. As obras contemplam a Estação de Tratamento de Esgoto na extrema periferia da cidade, na Rodovia do Xisto. A ideia é que acabe de vez com qualquer demanda de água e esgoto sanitário da cidade”, reforçou.
De acordo com a Sanepar, além do benefício voltado à saúde pública, com água de qualidade entregue para a população. O fator social também será contemplado. A previsão da Companhia é que 15 mil empregos diretos sejam criados com as obras de ampliação do SAIC e outros 75 mil de forma indireta.
Tecnologias BRC e BIOBOB da BIOPROJ na ETE CIC XISTO
Localizada no município de Curitiba, Paraná, a ETE CIC Xisto é composta por processos físicos e biológicos e tem capacidade de processar uma vazão média de 1368 L/s e máxima de 2333 L/s, atendendo mais de 700 mil habitantes, com nível secundário de tratamento.
A tecnologia de tratamento biológico utilizada na ETE CIC Xisto consiste na aplicação do Biorreator Combinado Anaeróbio-Aeróbio de Biofilme Fixo (BRC), na qual aplica-se suportes especiais para imobilização microbiana (Biobob®). Em suma o sistema será composto por 06 Biorreatores Combinados BRC com BIOBOB®️ completos.
A utilização do BRC proporciona maior robustez (resistência a choques de carga), flexibilidade (possibilidade de modulação) e simplicidade operacional (operação volante) sem perder a aderência aos baixos custos com implantação e operação.
LEIA TAMBÉM: ETE Maria Paula: Um marco para o saneamento do Brasil
O sistema foi escolhido pela modularidade, reduzida área de implantação e menor geração de lodo. Então o que contribuirá com as demais estruturas da ETE e principalmente com o sistema de tratamento de lodo baseado na natureza, por jardins filtrantes. As obras foram iniciadas e a transformação para a região será profunda, com a substituição de uma grande lagoa existente reduzindo os impactos para toda a comunidade local ao mesmo tempo em que amplia o volume e a qualidade do esgoto tratado.
BRC
Contudo a solução proposta pelo reator BRC (Biorreator Combinado de Biofilme) é o acoplamento de dois processos distintos de tratamento (anaeróbio e aeróbio) em um mesmo reator de leito fixo utilizando o Biobob® como meio suporte para adesão da biomassa.
Em conclusão na parte inferior do reator, tem-se um reator anaeróbio híbrido (RANA-BIO). O qual combina o processo de biomassa suspensa (manta de lodo) com o processo de biomassa fixa. Responsável pela remoção de 60 a 70% da matéria orgânica afluente. Portanto na parte superior do reator, posiciona-se o reator aeróbio de biofilme fixo (RAE-BIO), o qual é responsável pela remoção da matéria orgânica e oxidação do biogás efluentes da etapa anaeróbia, além da remoção de nitrogênio amoniacal pela nitrificação.
BIOBOB®
Portanto desenvolvido para ser utilizado em processos biológicos de biofilme fixo. Um avançado suporte para imobilização celular capaz de proporcionar alto desempenho em reatores no tratamento de águas residuárias.
Em suma com alta área superficial ativa e protegida para a fixação da biomassa, aliada à sua baixa resistência hidrodinâmica mesmo após colonizado. Mas sua utilização torna possível a construção de sistemas muito compactos, reduzindo os custos de investimento e operação das ETEs. Contudo patenteado pela BIOPROJ, o Biobob® pode ser aplicado em reatores de leito móvel (MBBR/IFAS) e leito fixo (FBR).
Sobre a Bioproj Tecnologia Ambiental
A BIOPROJ Tecnologia Ambiental é uma empresa de engenharia ambiental que, com dedicação, comprometimento e inovação, desenvolve produtos e projetos especializados na área de tratamento de águas residuárias, empregando alta tecnologia em nossas soluções, sem causar grandes impactos no meio ambiente.
Consulte nossos Especialistas para saber mais!!
(16) 3416-7110
www.bioproj.com.br
https://br.linkedin.com/company/bioproj