saneamento basico

Acompanhamento de excessos de consumo em unidades atendidas pela Tubarão Saneamento

Resumo

Com o intuito de orientar os usuários quanto a excessos de consumo e diminuir o tempo para resolução dos casos, onde muitas vezes transtornos foram ocasionados, a empresa adotou a estratégia de monitorar as unidades com excesso superior a 100% com relação a sua média. Para conscientizar o usuário a respeito do excesso apresentado entramos em contato via telefone informando e verificando se houve alguma situação adversa neste período. De acordo com o parecer de cada usuário é dado a tratativa necessária para resolução do problema. Através desta ação minimizamos as reclamações e solucionamos os problemas encontrados com tempo inferior do que era realizado anteriormente. A empresa obteve resultados observados através de gráficos, como a redução dos atendimentos balcão e quanto a reclamação de excessos de consumo.

Introdução

Em razão das reclamações de usuários quanto ao valor da fatura e o índice de inadimplência apresentados nos casos de faturas acima da média, percebemos a necessidade de agilizar o fluxo de informações internas que até então era um processo moroso, elevando o número de casos tratados junto a Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão devido a reclamações de excesso de consumo.

Além disso, a empresa apresentava um alto índice de cancelamentos e abatimentos mensais que necessitava ser tratado.

Pensando nisso elaboramos um procedimento envolvendo setores de medição, análise de consumo e atendimento afim de otimizar o fluxo e diminuir o máximo possível de tempo.

Autora: Filomena Patrício Vargas.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »