Fabricar Comportas Estanques Saneamento
A busca por eficiência e sustentabilidade no setor de saneamento passa, muitas vezes, por detalhes técnicos que fazem toda a diferença na operação de um sistema.
Um exemplo claro vem da DIM Engenharia — fabricante nacional de comportas e válvulas — que destaca a importância de projetar comportas 100% estanques, ultrapassando os limites mínimos definidos pelas normas internacionais.
Então de acordo com a norma AWWA C561, referência técnica internacional para o projeto e fabricação de comportas, é permitido um vazamento de até 1,24 litros por minuto por metro de vedação. À primeira vista, esse valor pode parecer insignificante. Mas, em uma comporta de 1×1 metro, por exemplo, isso representa 4,96 litros de vazamento por minuto — o equivalente a mais de 7 mil litros de água por dia escapando de um único equipamento.
Portanto agora imagine um sistema com cinco comportas operando nessas condições: o volume desperdiçado ultrapassaria 35 mil litros por dia. Além do impacto ambiental, esse vazamento constante gera custos operacionais maiores, perda de eficiência e sobrecarga nos sistemas de bombeamento e tratamento.
Segundo a DIM Engenharia, a norma técnica deve ser vista como uma referência mínima, e não como um limite de qualidade. “Um bom projeto não olha só para a norma — olha para o impacto real no sistema”, reforça a empresa. Mas por isso, a DIM fabrica comportas 100% estanques, garantindo maior durabilidade, eficiência e economia operacional em aplicações de abastecimento, tratamento e controle de vazão.
Mais do que atender requisitos técnicos, o compromisso da DIM Engenharia é com o resultado real e sustentável das operações de saneamento.
Sobre a DIM Engenharia
A DIM Engenharia é especializada na fabricação de comportas e válvulas para sistemas hidráulicos, oferecendo soluções de alta performance e vedação total. Então com foco em qualidade e inovação, a empresa busca continuamente aprimorar seus produtos para garantir máxima eficiência e segurança nas operações de seus clientes.