saneamento basico

Filmagem de sistema de esgotamento sanitário uma ferramenta para gestão da manutenção

Resumo

A coordenação da elaboração e revisão das Normas Técnicas da Sabesp é função do Departamento de Acervo e Normalização-TXA. A Norma Técnica Sabesp- NTS 215: Filmagem de sistemas coletores de esgoto foi elaborada em 2005 com o objetivo de padronizar a especificação e recebimento dos serviços de inspeção por televisionamentos nos sistemas lineares de esgoto da Sabesp. Em 2017 a Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da Metropolitana-MT solicitou ao TXA a revisão dessa norma que se encontra em fase final de conclusão e conta com a participação dos empregados da Sabesp: Fernando Cesar Gomes Pereira, Juliana Marques dos Anjos, Jaime Tsai, Marco Aurélio S. Chakur, Tardo Feliz, Márcio Antônio Milhoratti, Guilherme Akio Sakuma e Marco Aurélio Lima Barbosa. A nova versão apresenta diversas melhorias como:

1. Atualização das tecnologias de filmagem e gravação.
2. Incremento no relatório de inspeção para que o prestador do serviço forneça à Sabesp informações mais
completas e adequadas para conhecimento detalhado do estado do sistema.
3. Atualização da descrição das anomalias e seus códigos.
4. Planilha para lançamento das anomalias, com classificação de intensidade e sua composição (soma).
5. Modelo matemático para atribuições de tolerâncias para anomalias e hierarquização final de trechos
vistoriados que permite ao gestor definir um grau de criticidade, para priorização das ações de manutenção.

Introdução

Os empreendimentos de sistema lineares de esgoto, coletores e interceptores, quando de sua conclusão requerem inspeção interna para verificação de eventuais falhas de execução como, por exemplo: declividades incompatíveis com as prescritas em projetos, vazamento nas juntas, fissuras nas paredes etc. A verificação dessas anomalias obriga o empreiteiro ao refazimento do trabalho para o aceite recebimento da obra. Na fase de operação do sistema a inspeção interna também é fundamental para verificar falhas semelhantes às descritas na fase de construção, acrescidas de outras anomalias como, por exemplo: lançamento clandestino, obstruções, desgastes da estrutura, corrosão, deformações etc. Essas inspeções internas são realizadas por meio de equipamentos de inspeção por meio de circuito fechado de televisão, cujos serviços devem resultar em relatório de inspeção que indica o tipo e localização da anomalia e permite ao gestor do sistema conhecer as condições estruturais e hidráulicas do sistema. Na Sabesp esses serviços são disciplinados pela NTS 215 Filmagem de sistemas coletores de esgoto, norma que se encontra em fase final de revisão apresentando diversas melhorias em relação a versão original datada de 2005.

Autores: Marco Aurélio Lima Barbosa; Guilherme Akio Sakuma e Juliana Marques dos Anjos.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »