saneamento basico

O futuro dos microplásticos no Mar Negro: Exportações fluviais e opções de redução para poluição zero

O Mar Negro recebe quantidades crescentes de microplásticos provenientes de rios.

Neste estudo, exploramos opções para reduzir o futuro aporte fluvial de microplásticos para o Mar Negro. Desenvolvemos cinco cenários com diferentes opções de redução e os implementamos em um Modelo para Avaliar a Entrada de Poluentes Fluviais no Mar (MARINA-Global) para 107 subbacias.

Atualmente, os rios europeus que deságuam no Mar Negro são responsáveis por mais da metade do total de microplásticos. Em 2050, os rios asiáticos que deságuam no mar serão responsáveis por 34–46% da poluição por microplásticos.

A implementação de tratamentos avançados reduzirá a poluição pontual. A redução do consumo ou o aumento da coleta de plásticos reduzirão em 40% a quantidade de microplásticos no mar até 2050. Em um futuro otimista, a poluição marinha será 84% menor do que hoje, quando as opções de redução mencionadas forem combinadas. As opções de redução afetam a proporção de cada fonte de poluição. Nossas descobertas podem subsidiar políticas ambientais para um futuro com zero poluição no Mar Negro.

Autores: Vita Strokal ,Eke J. Kuiper ,Mirjam P. Bak ,Paulo Vriend ,Mengru Wang ,Jikke van Wijnen ,Maryna Strokal

Banner Leia na Íntegra

Fonte: ScienceDirect


Últimas Notícias: