saneamento basico

Aplicação da dinâmica de sistemas na gestão de resíduos sólidos urbanos: uma análise das publicações

 

Resumo

A gestão de resíduos sólidos urbanos é um sistema complexo em termos das inúmeras variáveis que o compõem, o que dificulta a tomada de decisão por gestores. Dentre as ferramentas utilizadas para o auxílio na tomada de decisão nestes sistemas está a dinâmica de sistemas. Visando identificar os gaps entre a literatura e os estudos já realizados acerca de gestão de resíduos sólidos urbanos a partir do método de dinâmica de sistemas, fez-se um levantamento de pesquisas já publicadas sobre o assunto que, posteriormente, foram analisadas a partir de alguns critérios definidos, tais como nível da aplicação do estudo, software utilizado para a modelagem, variáveis utilizadas no modelo, entre outros. A pesquisa identificou que, entre as etapas de gestão de resíduos sólidos, o processo de coleta ainda é pouco abordado nas modelagens analisadas, sendo citado em apenas nove estudos analisados. Além disso, os quesitos ambiental, financeiro e institucional não foram adequadamente explorados nos modelos. Pesquisas futuras devem se esforçar em incluir estes elementos nos modelos, o que permitirá a aproximação do sistema proposto à complexa realidade da gestão dos resíduos sólidos.

Autores: Larissa do Nascimento Sancheta; Gisele de Lorena Diniz Chaves e Renato Ribeiro Siman.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »