saneamento basico
Resíduos Sólidos DF Ações

Gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: análise das ações implementadas

Resíduos Sólidos DF Ações

Resumo:

O objetivo deste estudo foi analisar a gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal no período de 2017 a 2022. Com ênfase no alinhamento das ações implementadas às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). E do Plano Distrital de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PDGIRS).

A pesquisa buscou responder a seguinte pergunta: Quais os desafios enfrentados na Implementação da Coleta Seletiva no Distrito Federal, em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos?

Para isso, realizou-se pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, com recorte temporal. Quanto ao método, foi utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter descritivo, com fins exploratórios.

O estudo aborda o encerramento do Lixão da Estrutural. A ampliação da coleta seletiva e as políticas voltadas para a inclusão de cooperativas de catadores e a destinação ambientalmente adequada de resíduos.

Por meio de uma análise documental e de dados obtidos junto a órgãos como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA/DF), identificaram-se os principais avanços e desafios na implementação das políticas públicas.

Resíduos Sólidos DF Ações

Os resultados destacam melhorias na infraestrutura de coleta seletiva, na capacitação de catadores e na regulamentação do setor.

A pesquisa conclui que, apesar dos avanços, a gestão de resíduos sólidos no DF ainda enfrenta desafios estruturais e operacionais que comprometem o cumprimento integral das metas da PNRS.

Sugere-se maior investimento em tecnologia, fortalecimento da educação ambiental e ampliação das parcerias público-privadas como estratégias para consolidar um sistema de gestão mais eficiente e sustentável.

Autora: Márcia Cristina Jesus.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »