Hortas urbanas: contribuição de pequenos espaços verdes para drenagem sustentável
Resumo
Com as mudanças climáticas cada vez mais iminentes, as populações que habitam as áreas urbanas estão ainda mais vulneráveis às enchentes. Assim como deslizamentos e outros problemas socioambientais causados pela má drenagem e pelo excesso de impermeabilização do solo. Entre arranha-céus e o excesso de ruas e pavimentos impermeáveis, surgem em meio à grandes cidades as hortas urbanas como uma alternativa ecológica e funcional para a melhoria da drenagem e para a renovação da infraestrutura urbana.
O presente artigo objetivou analisar as áreas permeáveis de hortas urbanas, assim como caracterizar a infraestrutura destes espaços. Foram selecionadas para esta análise seis hortas de bairros distintos do município de São Paulo. Estes espaços foram mapeados, visitados e mensuradas suas áreas permeáveis e impermeáveis. Os resultados demonstram que estes pequenos espaços verdes analisados apresentam alta taxa de permeabilidade; a maioria tem captação da água da chuva para irrigação dos canteiros e dois deles preservam suas nascentes. Conclui-se que, as hortas urbanas estudadas têm potencial para a diminuir o impacto e a velocidade da água da chuva, aumentar a absorção das águas pluviais pelo solo e captação das águas pluviais.
LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA
Autores: Angélica Oliveira de Souza, Marilua de Carvalho Feitoza, Ricardo Serra Borsatto, João Vicente Coffani-Nunes, Ana Paula Branco do Nascimento.
LEIA TAMBÉM: Hidrogênio verde é a aposta ESG do mercado. Oportunidade de investimento?