saneamento basico
IBGE Coleta Saneamento Básico

IBGE dá início à coleta da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico

IBGE Coleta Saneamento Básico

Começou no dia 14 a fase de coleta da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2024. Neste módulo, os pesquisadores levantarão informações sobre a oferta de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e de drenagem e manejo de águas pluviais. A pesquisa terá como informantes os prestadores desses serviços em todos os 5.571 municípios brasileiros.

Primeiramente a estimativa é de que a coleta seja realizada durante sete meses, até outubro. Já os resultados estão previstos para serem divulgados no segundo semestre de 2026.

Contudo os informantes responderão quesitos como coleta seletiva, limpeza urbana e de praias e disposição final de resíduos sólidos. Então sobre mapeamento, monitoração e manutenção de infraestrutura de drenagem e manejo de água pluvial, entre outros, relativos à prestação desses serviços em 2024.

LEIA TAMBÉM: Em Portugal, o município de Mafra escolhe o Baseform

Segunda a gestão dos serviços de saneamento é investigada na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), juntos às prefeituras. Mas foi assim com a Munic 2017, Gestão do saneamento básico, abastecimento de água e esgotamento sanitário, e a Munic 2023, Gestão do saneamento básico, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e de drenagem e manejo de águas pluviais.

IBGE Coleta Saneamento Básico

Portanto Vânia Pacheco, Gerente de Estudos e Pesquisas Sociais da Coordenação de População e Indicadores Sociais (COPIS) e que esteve à frente da Munic por muitos anos, ressalta o papel dessa pesquisa no planejamento, explicando que é através da Munic que são cadastrados os prestadores dos serviços para a coleta dos módulos temáticos da PNSB.

LEIA TAMBÉM: São Paulo e Pernambuco têm surto de “superfungo”, diz Anvisa

São pesquisas diferentes e complementares, como aponta Fernanda Malta, gerente da PNSB: “A integração com a Munic permitiu uma visão mais detalhada sobre a gestão municipal do saneamento e possibilitou um questionário mais abrangente e alinhado com a gestão pública dos serviços de saneamento básico”, comenta.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: