Impactos Plástico Oceanos
Resumo:
Primeiramente a poluição por plástico nos oceanos é uma das maiores ameaças ambientais da atualidade, com cerca de 11 milhões de toneladas entrando nos mares anualmente (ONU Meio Ambiente, 2021).
Esses resíduos se acumulam em grandes ilhas de lixo, como a Grande Mancha de Lixo do Pacífico, e se degradam em microplásticos (partículas menores que 5 mm), que são ingeridos por animais marinhos.
Portanto os estudos mostram que mais de 700 espécies marinhas já foram contaminadas por plásticos (Rochman et al., 2015), causando bloqueios digestivos, intoxicação e bioacumulação na cadeia alimentar.
LEIA TAMBÉM: ANA aprova tarifas para adução de água bruta do Projeto de Integração do São Francisco neste ano
Além disso, os microplásticos já chegaram ao corpo humano através de frutos do mar, água engarrafada e até do ar. Com estimativas de que uma pessoa pode ingerir até 5 gramas por semana – equivalente a um cartão de crédito (WWF, 2019).
Impactos Plástico Oceanos
Os possíveis efeitos na saúde incluem inflamação intestinal, desregulação hormonal e riscos ainda desconhecidos a longo prazo. Diante disso, a ciência recomenda a redução do uso de plásticos descartáveis, maior reciclagem e políticas públicas mais rigorosas para combater esse problema global.
Autor: Ricardo Vieira.