saneamento basico

A importância de um sistema comercial para sua companhia

A necessidade de implantação de um novo sistema se dá, na maioria das vezes, quando a situação na empresa está fora de controle.

Um dos motivos mais comuns é a dificuldade de acesso às informações por falta de integração entre os setores. A falta de padronização de processos é outro extremamente importante.

Um sistema de ERP, por exemplo, é responsável por gerenciar todas as operações diárias de uma empresa. Sua abrangência começa no faturamento e vai até o balanço contábil. Da área de compras ao fluxo de caixa. Da apuração de impostos à administração de pessoal. Enfim, é responsável por todo o trabalho administrativo e operacional de uma organização.

Adotar um sistema de gestão é uma decisão muito complexa, independentemente do tamanho da empresa. Essa decisão pode ser fundamental para seu negócio.

Ganhar produtividade, economia e agilidade é um diferencial que o mercado exige. Isso tem que ser visualizado pelo gestor. É necessário perceber o quanto de benefício será trazido à organização pela implantação do novo sistema.

Para que traga reais vantagens ao seu negócio, são necessárias customizações e parametrizações no sistema: As parametrizações consistem no ajuste de regras e processos já existentes no sistema para atender às reais necessidades da empresa. Em conjunto, a customização presa por criar novas regras de negócios no sistema para atender particularidades da organização.

Por isso, a customização e a parametrização objetiva padronizar os processos e é um processo  fundamental para medir o desempenho da empresa.

eos-sistema-comercial

Sistema de gestão comercial é com a EOS Consultores

Nós da EOS Consultores desenvolvemos sistemas de gestão nos segmentos de saneamento básico, meio ambiente e fiscalização. Nossos produtos são totalmente parametrizáveis e customizados para cada necessidade do cliente. Não é por acaso que nosso slogan é “Soluções perfeitas para você”.

Realizamos levantamentos e mapeamentos para apresentar a melhor solução. Como trabalhamos sempre com o cliente, avaliamos juntos a sinergia e aderência na empresa.

Nossa experiência de mercado, adquirida ao longo dos 20 anos de existência, permite desenhar a solução adequada para a sua necessidade. Nossos desenvolvimentos são realizados em conjunto com a equipe do cliente. Proporcionamos transferência de conhecimento.

Conheça a Metodologia EOS para ajudar sua companhia

Inicialmente, realizamos diversas reuniões para entendermos da cultura da empresa, sua vocação e estrutura organizacional. Posteriormente, levantamos os pontos importantes e críticos para o cliente.

Analisamos a aderência de nossos produtos ao perfil do cliente, com base em suas expectativas e necessidades. Somente então construímos um macro projeto. Este é apresentado à empresa para que seja aprovado e iniciado os trabalhos de desenvolvimento e implantação.

Os processos atuais são levantados, analisados, desenhados e criticados. Aí surgem os novos desenhos de processos com a finalidade de melhorar o fluxo de trabalho da empresa. De posse de todas essas novas informações, desenvolvemos as funcionalidades de cada processo e já nos preocupamos com a parte técnica.

Em um projeto em que há a troca de sistemas é comum existir a necessidade de migrar dados de um sistema para outro. Essa etapa é de extrema relevância e de muita complexidade. Pensando nisso, em cada projeto, realizamos um plano minucioso no qual constam os sistemas operativos existentes, os quantitativos de registros, a estratégia a adotar, o desempenho da migração e os riscos. Durante essa etapa são realizadas pequenas migrações visando garantir a integridade dos dados.

Todas as fases do projeto são acompanhadas e aprovadas pelo cliente para legitimar todo o trabalho. Todas as entregas definidas no projeto são acompanhadas de perto por ele. Essa premissa garante que os critérios de aceite previamente estabelecidos sejam cumpridos.

Aí que entra o desenvolvimento propriamente dito. Nesta fase, são elaborados os programas novos, as alterações de rotinas já existentes, ou seja, as parametrizações e customizações tão importantes para o projeto.

Desenvolvido o produto, são feitas as homologações pelo cliente. Homologações são os testes que a equipe do cliente faz no sistema para confirmar sua funcionalidade e requisitos.

Após o aceite dos produtos gerados nessa fase dos trabalhos, partimos para o treinamento dos colaboradores do cliente. Fase fundamental para impactar a equipe com os novos rumos da empresa. São treinados todos os colaboradores do cliente envolvido direta ou indiretamente com o sistema. Em nossos treinamentos, reservamos um tempinho para tratarmos de gestão de mudança.

Com os processos de desenvolvimento, parametrização e customização do produto finalizados, aceite do cliente e treinamento, é iniciada a implantação. Durante essa nova fase, disponibilizamos todos os recursos necessários para que a etapa seja concluída com êxito.

Na implantação, acompanhamos a operação do sistema dentro do ambiente da empresa durante um mês. No caso do sistema de gestão comercial, o acompanhamento é feito até o primeiro fechamento contábil. Posteriormente a este prazo, o acompanhamento é feito remotamente em nossa sede.

Para finalizar, este longo trabalho realizado a quatro mãos com o cliente, o serviço será novamente avaliado. Caso a operação do sistema ainda não esteja como desejada, nossa equipe estará pronta para atuar. Sistema implantado, agora é hora da continuidade da operação e ajustes naturais de evolução.

Dependendo do tipo de contratação escolhida podemos:

  1. Dar manutenção e suporte com nossa equipe técnica; ou
  2. Possibilitar que o cliente dê manutenção e suporte utilizando sua equipe interna; ou
  3. Utilizar um misto das duas modalidades.

Como o mercado é dinâmico, estamos sempre atualizando nossos produtos. Focados em melhoria contínua e resultados. Possuímos produtos robustos e estruturados. Os resultados desse investimento são visíveis rapidamente. A padronização de processos fará com que sua empresa aumente consideravelmente a produtividade.

Com o sistema de gestão comercial, sua empresa passará a ter dados para planejar e reduzir custos. Dinamizará o tempo e as tomadas de decisões serão mais assertivas devido a confiabilidade e rapidez na aquisição de dados relevantes.

Sabemos que o processo é complexo e demorado. Por isso você pode tirar proveito da expertise do nosso time para ajudá-lo nesse caminho. Conheça as nossas soluções e agende uma demonstração. Descubra como um sistema de gestão comercial pode mudar a gestão da sua empresa.

LEIA TAMBÉM: SISTEMA COMERCIAL EOS

Saiba mais em www.eosconsultores.com.br

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »