saneamento basico

Indicadores do Município de Foz do Iguaçu: Saneamento Básico

O Caderno Indicadores do município de Foz de Iguaçu foi resultado do projeto de extensão Indicadores socioeconômicos para monitoramento e avaliação de políticas públicas municipais. Desenvolvido entre julho e dezembro de 2021, no âmbito da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em convênio com o Observatório Social de Foz do Iguaçu (OSFI). O Caderno foi elaborado por docentes e discentes de três cursos de graduação. Sendo Administração Pública e Políticas Públicas (ADPP), Ciências Econômicas – Economia, Integração (ECO) e Desenvolvimento e Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA). Assim como do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP) e por membros do Observatório Social de Foz de Iguaçu (OSFI).

Introdução

O projeto de extensão teve como intuito contribuir com as ações de monitoramento e avaliação de políticas públicas no Município de Foz de Iguaçu. Dessa forma, tornando dados técnicos relevantes em informação transparente e acessível para a população. Não foi possível analisar todas as políticas municipais, porém o trabalho contém estudos relacionados à alguns temas. São estes seguintes temas: população, economia, emprego, educação, despesas empenhadas do município, desenvolvimento e saneamento ambiental.

Por fim, destaca-se que o projeto de extensão buscou contribuir com o exercício do controle social, relevante prática democrática, fornecendo informação qualificada e acessível sobre as políticas públicas desenvolvidas em Foz do Iguaçu. Além disso, por meio da colaboração entre pesquisadores e membros do Observatório Social, o Projeto objetivou fortalecer as relações entre a universidade pública e a comunidade na qual está inserida.

Autoras: Maria Lúcia Navarro Lins Brzezinski e Maria Alejandra Nicolás.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »