saneamento basico

Indicadores do Município de Foz do Iguaçu: Saneamento Básico

O Caderno Indicadores do município de Foz de Iguaçu foi resultado do projeto de extensão Indicadores socioeconômicos para monitoramento e avaliação de políticas públicas municipais. Desenvolvido entre julho e dezembro de 2021, no âmbito da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em convênio com o Observatório Social de Foz do Iguaçu (OSFI). O Caderno foi elaborado por docentes e discentes de três cursos de graduação. Sendo Administração Pública e Políticas Públicas (ADPP), Ciências Econômicas – Economia, Integração (ECO) e Desenvolvimento e Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA). Assim como do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP) e por membros do Observatório Social de Foz de Iguaçu (OSFI).

Introdução

O projeto de extensão teve como intuito contribuir com as ações de monitoramento e avaliação de políticas públicas no Município de Foz de Iguaçu. Dessa forma, tornando dados técnicos relevantes em informação transparente e acessível para a população. Não foi possível analisar todas as políticas municipais, porém o trabalho contém estudos relacionados à alguns temas. São estes seguintes temas: população, economia, emprego, educação, despesas empenhadas do município, desenvolvimento e saneamento ambiental.

Por fim, destaca-se que o projeto de extensão buscou contribuir com o exercício do controle social, relevante prática democrática, fornecendo informação qualificada e acessível sobre as políticas públicas desenvolvidas em Foz do Iguaçu. Além disso, por meio da colaboração entre pesquisadores e membros do Observatório Social, o Projeto objetivou fortalecer as relações entre a universidade pública e a comunidade na qual está inserida.

Autoras: Maria Lúcia Navarro Lins Brzezinski e Maria Alejandra Nicolás.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

Cinturão das Águas avança e se consolida como a maior obra de transferência hídrica estadual do Brasil com investimento de R$ 800 milhões

O Cinturão das Águas do Ceará, principal obra de transferência hídrica estadual do Brasil, avança em ritmo acelerado e já alcança 91% de execução, com previsão de conclusão para junho de 2026, consolidando-se como iniciativa estratégica para a segurança hídrica do Nordeste ao integrar reservatórios, reforçar o abastecimento humano e ampliar a oferta de água para milhões de pessoas em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará.

Leia mais »