saneamento basico
Instituto Tecnologia Massachusetts Saneamento

Instituto de Tecnologia de Massachusetts conhece soluções de saneamento na Amazônia

Instituto Tecnologia Massachusetts Saneamento

Uma comitiva do Massachusetts Institute of Technology (MIT) esteve em Manaus para uma série de discussões sobre os desafios de levar saneamento básico às cidades da Amazônia brasileira.

O grupo conheceu locais que receberam obras de implantação de redes de água e esgoto na capital amazonense e participou de um workshop com debates sobre as ações para expansão dos serviços de saneamento no Norte do país.

A programação iniciou com uma conversa sobre as soluções para a universalização do saneamento básico. A conversa envolveu um contexto de intensa expansão demográfica em áreas de vulnerabilidade social.

Participaram da mesa o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas, o presidente do Instituto Aegea, Edison Carlos, a professora de Planejamento Urbano do MIT, Gabriella Carolini, o diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira, e o controlador-geral da Prefeitura de Manaus, Alessandro Moreira.

“Fiquei impressionada com o planejamento da Águas de Manaus para levar saneamento à população da cidade. Dá para ligar os desafios que vemos no planejamento urbano com as soluções que a empresa tem encontrado para a cidade, com o olhar na preservação ambiental. Tivemos discussões muito importantes sobre a destinação dos resíduos que produzimos, como valorizamos a água e sobre essa necessidade de reconhecer a importância de sistemas de esgoto que sejam funcionais e sustentáveis, e como isso possibilita muito mais em uma cidade”, reforçou a professora do departamento de Estudos e Planejamento Urbano do MIT, Gabriella Carolini.

Instituto Tecnologia Massachusetts Saneamento

A comitiva participou, ainda, de uma série de painéis que debateram os esforços e desafios para a universalização do saneamento básico na Amazônia. O diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas, apresentou o trabalho feito em comunidades vulneráveis como o Beco Nonato e a Terra da Fé. Não apenas com a implantação de sistemas de saneamento, como também com a dignidade proporcionada pela chegada dos serviços da concessionária.

O painel também abordou os programas Tarifa Manauara — que estabelece desconto de 50% nas contas de água e esgoto — e Tarifa 10. Essa tarifa fixa em R$ 10 o valor pelos serviços. Atualmente, os dois programas beneficiam mais de 130 mil famílias.

O gestor também destacou o panorama do esgotamento sanitário na cidade a partir do programa Trata Bem Manaus. O programa traça um plano para a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na capital amazonense em menos de dez anos.

Fonte: G1.

Últimas Notícias:
Fenasan 2025 Encontro Universidades

Fenasan 2025: Especialistas dos EUA, Alemanha, França e Portugal trazem experiências inovadoras em saneamento para o Encontro das Universidades

Maior evento de saneamento ambiental das Américas, o Encontro Técnico AESabesp/Fenasan é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Nesta edição, tem como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.  

Leia mais »
AST Invisibilidade Chorume

A invisibilidade do chorume

Diariamente, um adversário insidioso e muitas vezes ignorado emerge silenciosamente de nossos resíduos, tecendo uma rede de contaminação que ameaça rios, lagos, aquíferos e até a água que chega às nossas casas.

Leia mais »