saneamento basico
Joinville Unidade Resíduos Energia

Joinville/SC se torna referência ao inaugurar unidade que transforma resíduos urbanos em energia elétrica

Joinville Unidade Resíduos Energia

Resumo:

Joinville inaugurou na terça-feira (30/9) a Unidade de Recuperação Energética – URE Joinville Ambiental, capaz de processar 110 toneladas de resíduos por dia, o que representa 25% do total produzido na cidade. Antes, esse material era destinado ao aterro sanitário.

A operação coloca o município na vanguarda das soluções tecnológicas para o tratamento de resíduos, já que esta é a primeira planta na América Latina a transformar resíduos sólidos urbanos em combustível biossintético industrial para a geração de energia renovável.

A iniciativa, resultado de uma parceria da Prefeitura de Joinville com a Ambiental. Empresa responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos da cidade, está instalada em uma área de 7 mil m², com investimento de R$ 127 milhões.

Na cerimônia de inauguração, realizada no Parque de Educação Ambiental Bororós, o diretor-presidente da Ambiental, Holdemar Alves. Entregou ao prefeito de Joinville, Adriano Silva, a Licença Ambiental de Operação 3160/2025.

Joinville Unidade Resíduos Energia

Emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), ela autoriza a operação da URE e reforça o compromisso da unidade com o meio ambiente. A vice-prefeita, Rejane Gambin, e o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá, também receberam a cópia do documento.

“Joinville se destaca pela inovação em diversas áreas e, agora, com o funcionamento da URE Joinville Ambiental, nos tornamos referência para a América Latina ao seguirmos o que há de mais tecnológico no mundo para o processamento e tratamento de resíduos. Um investimento que deixa para a cidade um legado de preservação ambiental e cuidado com o futuro”, declara o prefeito Adriano Silva.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: