saneamento basico

Codigestão de lodo de laticínio e leite de descarte para geração de energia por biogás

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial de geração de biogás utilizando resíduos orgânicos gerados em indústria de laticínios: lodo flotado após centrifugação e o leite de descarte. O biogás é gerado na digestão anaeróbia de resíduos orgânicos e mostra-se como uma alternativa sustentável de disposição e tratamento de resíduos gerados nos processos industriais. O estudo da geração de biogás foi realizado em 14 biodigestores de bancada construídos em garrafas pet e seringa de 60 mL para o armazenamento do biogás gerado ao longo do tempo. No ensaio do delineamento experimental as proporções dos resíduos de laticínios em cada biodigestor foram delimitadas pelo método do delineamento composto central rotacional (DCCR) e o inóculo foi adicionado na proporção de 30% do volume ocupado pelos resíduos de laticínios. No ensaio da digestão de lodo e inóculo, os biodigestores foram limitados em 10% de sólidos totais. Os parâmetros analisados foram: pH, sólidos totais, sólidos voláteis e fixos, produção e análise qualitativa do biogás. Como principais resultados, obteve-se uma produtividade de biogás de 49,62 mL g-1 de sólidos voláteis inseridos no biodigestor 5 e 46,77 mL g-1 de sólidos voláteis no biodigestor. A análise qualitativa do biogás resultou em uma concentração média de 60% de CH4 contido no biogás produzido.

Autores: Vinicius Alexandre Cruz, Leticia Guarnieri Vaz, Dilcemara Cristina Zenatti, Eduardo Henrique Baltrusch de Gois, Orlando de Carvalho Junior, Ricardo Nagamine Costanzi.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »