saneamento basico

A logística na destinação do lodo de esgoto

Resumo

O presente de estudo aborda as possíveis formas de reuso e destinação final do lodo resultante do processo de tratamento e logística de esgoto. São considerados aspectos econômicos e ambientais, bem como as restrições legais e técnicas que podem limitar as alternativas existentes.

Dessa forma, as atividades envolvidas no tratamento e disposição final do resíduo são abordadas com enfoque logístico objetivando identificar as vantagens econômicas e socioambientais, avaliar o custo-benefício, conhecer a infraestrutura, os equipamentos e materiais necessários.

A logística na destinação do lodo de esgoto

Estudos apontam diversas soluções para destinação final correta e reciclagem do lodo de esgoto, portanto transformando-o de rejeito a matéria-prima com valor agregado. Dentre as formas de reuso do lodo de esgoto destaca-se sua aplicação na agricultura.

No entanto, para que o lodo possa ser utilizado em plantações existem padrões de segurança estabelecidos em Normas, Resoluções e Leis que devem ser seguidos a fim de evitar contaminações do solo, de alimentos e até mesmo lençóis freáticos e águas de superfície. A análise se aplica tanto a logística reversa quanto a logística verde, área que busca refrear o aumento abusivo da geração de resíduos que prejudicam o meio ambiente e incentiva as ações de reaproveitamento.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

LEIA TAMBÉM: O BRASIL PODE LIDERAR A TRANSIÇÃO PARA UMA BIOECONOMIA CIRCULAR

Autor: Lucia Camilo de Godoy

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »