saneamento basico

A logística reversa e sua regulamentação no brasil: A Política Nacional dos Resíduos Sólidos

Resumo

O ciclo de vida dos produtos não se encerra com a sua utilização pelos consumidores e posterior descarte. O conceito de logística reversa surgiu em vista da mudança na postura dos consumidores, que nos últimos tempos tem apresentado uma maior consciência ambiental e, assim, buscam produtos de empresas que também tenham essa consciência em seu processo produtivo. Este trabalho faz um paralelo entre a busca das organizações empresariais para tentar manter-se frente a esta nova competitividade e a regulamentação desta nova modalidade no Brasil, como a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, instituída pela Lei n. º 12.305 de 2010, sobretudo com o Sistema de Embalagens de Agrotóxico já implantado no país. Descreve-se a aquisição de conhecimento por pesquisas e estudos fáticos, com análise de dados e contextos consolidados. Como solução sugere-se que o Poder Público continue investindo e incentivando esta nova modalidade como alternativa para reduzir a poluição industrial. O objeto deste estudo é de grande importância para analisar-se o papel do direito e do Poder Público no que diz respeito à relação entre a globalização e a consciência ambiental recentemente adquirida pela sociedade.

Autores: Adriano Fernandes Ferreira, Graziela Araujo Melo, Mariana Maria Álamo Padilha.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »