saneamento basico

Modelo de decisão em grupo para gerenciar perdas de água

Resumo

O planejamento de ações em sistemas de abastecimento, especialmente quanto à redução de perdas e desperdícios de água, normalmente envolve grupos ou instituições com diferentes objetivos, responsabilidades e interesses. Inclui também uma grande variedade de alternativas para minimização do problema, principalmente em termos de custo e desempenho, fazendo com que a escolha se torne uma tarefa bastante complexa, requerendo uma metodologia específica para tratamento dos conflitos. Com o intuito de contribuir para resolução do problema, este artigo apresenta uma abordagem multicritério fundamentada no emprego do Método PROMÉTHÉE, sendo proposto um modelo para tomada de decisão em grupo. Através de um experimento ilustrativo, busca-se investigar o emprego desta abordagem com quatro decisores, representando aspectos financeiro, técnico, ambiental e social. Assim, os responsáveis por este setor terão uma nova postura frente ao processo decisório, em relação à ação a ser desenvolvida, para uma melhor eficiência operacional e manutenção do sistema, administrando perdas.

Autores: Danielle Costa Morais e Adiel Teixeira de Almeida.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »