saneamento basico
Netzsch Tratamento Efluentes

Netzsch: Tratamento de efluentes industriais: entenda a importância deste processo

Netzsch Tratamento Efluentes

Primeiramente no Brasil, a legislação exige das indústrias a prática de diferentes ações para diminuir o impacto ao meio ambiente. No caso dos efluentes oriundos da produção fabril, eles precisam passar por um processo que reduz as impurezas e a presença de contaminantes antes de serem lançados novamente aos mares e aos rios.

A seguir, vamos esclarecer o que são efluentes industriais, como eles podem ser tratados, o que diz a legislação brasileira e como a NETZSCH do Brasil faz o tratamento desses resíduos.

O que são efluentes industriais?

Enquanto os efluentes domésticos são o esgoto residencial, os restos de comida e a gordura, os efluentes industriais são toda água e/ou todo líquido utilizados nos processos produtivos, seja para a fabricação de um produto ou na lavação do chão fabril ou dos equipamentos, e que são em seguida descartados.

Portanto esses efluentes podem conter tipos variados de contaminantes, incluindo sólidos suspensos (TSS), gorduras-óleos-graxa (FOG), pH, bactérias, selênio, metais pesados ​​e outros produtos químicos e substâncias regulamentadas. Todos eles precisam passar por um tratamento para serem reutilizados ou descartados no sistema de esgoto das cidades.

Em suma o tratamento de efluentes é vital para evitar danos aos nossos ecossistemas e à saúde humana.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), os ramos industriais que mais utilizam recursos hídricos são os de alimentos, papel e celulose, bebidas, metalurgia, produtos químicos e biocombustíveis – sendo responsáveis por 85% da retirada da água.

LEIA TAMBÉM: Netzsch | Como escolher o sistema de bombeamento ideal para a sua empresa?

Netzsch Tratamento Efluentes

Quando tratadas de maneira eficiente, as águas residuais industriais são uma valiosa fonte de energia e nutrientes. Mas o lodo de águas residuais municipais pode ser usado para extrair energia e biossólidos para uso agrícola, por exemplo, enquanto o fósforo da eutrofização pode ser usado na fabricação de fertilizantes.

A legislação brasileira estabelece que as indústrias são responsáveis pelo tratamento da água que utilizam e seus efluentes.

A regulação dos descartes desses resíduos passa por leis federais, estaduais e municipais. Portanto caso haja dúvidas de qual padrão seguir, a orientação é adotar sempre as normais que sejam mais restritas.

Para realizar o tratamento de efluentes da sua indústria de acordo com a regulamentação, é preciso:

  • Conhecer o processo de geração dos efluentes.
  • Identificar a composição dos efluentes gerados.
  • Conferir as normas federais, estaduais e municipais para o tipo de efluente gerado.
  • Avaliar as alternativas de tratamento indicadas.

Portanto, o tratamento de efluentes é determinante para que a sua indústria obtenha licenciamento ambiental e evite multas e penalizações.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: