saneamento basico
Nota Técnica Inundações

Nota técnica (NT) sobre saneamento em situações de desastres hidrológicos – inundações

Nota Técnica Inundações

Resumo:

O Brasil e o estado do Rio Grande do Sul devem estar mais bem preparados para enfrentar tais situações e mitigar os riscos, especialmente, no pós-evento, com condições adequadas de saneamento, saúde, higiene e educação sanitária.

Essa nota técnica visa compilar informações para construção de instrumentos como: ferramentas de tomada de decisão, guias, manuais e principalmente uma cartilha para auxiliar as comunidades a se prepararem no que diz respeito a abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e manejo de resíduos sólidos.

Dessa forma, a nota é dirigida tanto para tomadores de decisão quanto para a população civil, com orientações relacionadas ao saneamento e higiene em situações de desastres hidrológicos e emergências.

Nota Técnica Inundações

Os pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que assinam essa nota. Se colocam novamente à disposição do estado do Rio Grande do Sul e da sua população. A sociedade gaúcha não deve mais padecer de situações sem o mínimo acesso ao saneamento e higiene.

LEIA TAMBÉM: A tecnologia da reciclagem de polímeros

Estratégias devem ser previstas para tornar a população mais resiliente, minimizar os riscos e diminuir a exposição. Principalmente pelo fato de que, após mais de 90 dias, muitos municípios ainda não reestabeleceram os seus serviços de saneamento.

LEIA TAMBÉM: Austrália explora água reciclada purificada em busca de soluções inovadoras para a água

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »