O software Infrawise monitoriza vários indicadores de performance (KPIs) e cria planos personalizados com base nas estratégias definidas por cada operador de água ou esgoto.
Com décadas de experiência da AGS no setor da água, a implementação do Infrawise é independente da maturidade das empresas de serviços públicos e pode ser ajustada ao contexto local.
O Infrawise pode ser utilizado para atividades de planeamento estratégico ou para apoiar operações de curto prazo.
Este caso de estudo demonstra a aplicação do Infrawise no apoio a operações de curto prazo com um dos maiores operadores de água do mundo, localizado no Sudeste Asiático. Este operador serve mais de 10 milhões de pessoas com uma rede superior a 6 000 km.
Usando o Infrawise, a probabilidade de vazamento de cada segmento de rede foi calculada por meio de modelos de IA desenvolvidos internamente. Estes modelos utilizaram o cadastro do operador e uma base de dados histórica com vazamentos georreferenciados.
Lacunas no cadastro, como datas de instalação, material ou diâmetro – uma situação comum em operadores de água – foram preenchidas utilizando modelos de IA, permitindo obter um cadastro 100% completo. Os modelos de IA desenvolvidos pela AGS permitem prever vazamentos na rede principal e nos ramais a ela ligados.
Com base na probabilidade de vazamento, cada segmento de tubo foi codificado por cores, de acordo com prioridade baixa, média ou alta para inspeção, e os valores foram agregados para classificar cada DMC, apoiando o trabalho operacional. Esta informação foi compartilhada com as equipas de campo para orientar as atividades de deteção de fugas: as DMCs com maior proporção de segmentos de prioridade média/alta foram priorizadas, e dentro de cada DMC, a equipa inspecionou apenas os segmentos prioritários, em vez de toda a rede.
A primeira fase do projeto abrangeu 1 700 km de rede em 400 DMCs, sendo detetados 1 525 vazamentos em 756 km de rede. Apesar da rede total incluir 1 700 km, o Infrawise permitiu reduzir o comprimento a inspecionar para 756 km, otimizando significativamente os recursos do operador.
A segunda fase do projeto cobriu 1 500 km em 300 DMAs, com 1 103 fugas detetadas em 542 km de rede. Isto resultou numa eficiência de deteção superior a 2,0 fugas por km inspecionado, um valor significativamente maior do que o obtido com inspeções tradicionais, mesmo com menos da metade da rede inspecionada.
A deteção e reparação destas fugas permitiram uma redução de mais de 13 000 m³/dia, traduzindo-se num impacto positivo significativo na redução de água não faturada para o operador.
Fonte: AGS Water Solutions