saneamento basico
Lodos Ativados

O que são lodos ativados e como eles funcionam?

Lodos ativados são um tipo de tratamento biológico de efluentes que utiliza microrganismos aeróbios para degradar a matéria orgânica presente na água. Esse processo acontece em tanques de aeração. Portanto, mistura-se o efluente com o lodo, que é uma massa biológica formada por bactérias e outros microrganismos, neste tanque. Então o lodo recebe oxigênio por meio de um sistema de aeração mecânica ou por ar difuso e isso permite que os microrganismos consumam a matéria orgânica. Após consumirem essa matéria, eles produzem dióxido de carbono, água e novas células.

Lodos Ativados: O que são e como eles funcionam?

Após a aeração, o efluente vai para um decantador, onde a gravidade separa o lodo da água tratada. Uma parte do lodo é recirculada para o tanque de aeração afim de manter a população de microrganismos ativa. Podendo ser a outra parte então descartada ou até mesmo destinada para outros usos. É possível lançar o efluente tratado no meio ambiente ou reutilizado, de acordo com os padrões de qualidade exigidos.

QUER SE APROFUNDAR NO ASSUNTO? FAÇA A INSCRIÇÃO NO CURSO DE LODOS ATIVADOS

O sistema de lodos ativados é um dos mais utilizados no mundo para o tratamento de efluentes domésticos e industriais, pois apresenta alta eficiência na remoção de matéria orgânica, além de ser flexível e adaptável às diferentes características dos efluentes e às condições operacionais.

Fonte: Alexandre Lopes.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »