Obras Estação Esgoto Hortolândia
A Unidade Regional de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário – URAE 1 Sudeste, que monitora o cumprimento do contrato de concessão da Sabesp, acompanha de perto o avanço das obras de modernização na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Hortolândia, que já alcançam 60% de conclusão.
Estão sendo investidos pela Sabesp um total de R$ 28 milhões na solução de um problema histórico de emissão de odores que impacta a população desde 2022.
“Esse investimento foi garantido no escopo do novo contrato de concessão e estamos atuando de forma estratégica para garantir que as obras avancem com a máxima eficiência e que esse problema, que afeta diretamente a vida dos moradores, seja resolvido definitivamente”, afirma Roberta Buendia, secretária-executiva da URAE 1.
A ETE Hortolândia enfrenta um problema antigo com odores, que tem motivado ações de fiscalização há mais de três anos. Nesse período, a Cetesb já aplicou várias multas e exigiu da Sabesp um relatório consubstanciado com diagnóstico completo das condições operacionais, além de um cronograma de ações mitigadoras, incluindo o retrofit do sistema.
LEIA TAMBÉM: Aegea lança hub de inovação para enfrentar desafios do saneamento no Brasil
Há cerca de 20 dias, equipes da URAE 1, da Sabesp e representantes da comunidade visitaram a ETE para acompanhar o andamento das melhorias. A equipe revisou o cronograma com um aditivo contratual para antecipar etapas e acelerar a execução. Até o momento, a equipe já concluiu a implantação do sistema de controle de odor. Do tratamento preliminar do esgoto e da elevatória de esgoto bruto.
Obras Estação Esgoto Hortolândia
As próximas etapas seguem em ritmo acelerado. A remoção de lodo das lagoas aeradas está 70% concluída; a remoção de lodo das lagoas de decantação e polimento já alcançou 90%. O retrofit do sistema de aeração, que modernizará todo o processo, tem previsão de conclusão até abril de 2026.
LEIA TAMBÉM: Sanepar contrata Plano de Descarbonização inédito no setor de saneamento brasileiro
Durante as obras, a ETE Hortolândia segue operando 24 horas por dia, sete dias por semana. Com monitoramento constante realizado por equipes técnicas para assegurar segurança operacional e qualidade do serviço.
Fonte: Agência SP.